Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1246
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A Produção do gênero poesia e foto poema no Ensino Fundamental Maior: uma proposta didática |
metadata.dc.creator: | MACIEL, Simone Bonfim de Oliveira Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | BRITO, Áustria Rodrigues |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | MACIEL, Simone Bonfim de Oliveira Cruz . A Produção do gênero poesia e foto poema no Ensino Fundamental Maior: uma proposta didática. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Santana do Araguaia, 2020. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1246 >. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com o letramento literário e social a partir dos poemas e fotopoemas, de modo que o leitor possa desenvolver seu pensamento crítico e estimular suas subjetiidades nas aulas de literatua nos anos finais do ensino do fundamental 2. Ainda pretendemos elaborar uma proposta de atividade com literatura a partir do gênero poema. Ultilizamos como referêncial teórico os autores a saber: Cosson(2018) Street(2006) e Rouxel(2013),buscando descrever de modo prático como o letramento literário e o social podem ser uma possibilidade na sala de aula, dando a possibilidade de se usar o genero textual fotopoema.Nossa metodologia é de caráter qualitativo, pois buscamos possibilidades de enfatizar o genero poema nas aulas de literatura, de forma que o professor formador possa desenvolver atividades que valorize as subjetividades do leitor produtor. |
Abstract: | This research aims to show the importance of working with literary and social literacy from poems and photopoemas, so that the reader can develop their critical thinking and stimulate their subjectivities in literacy classes in the final years of elementary school 2 we still intend to elaborate an activity proposal with literature from the genre poem. We use as a theoretical reference the authors, namely: Cosson (2018) Street (2006) and Rouxel (2013), seeking to describe in a practical way how literary and social literacy can be a possibility in the classroom, giving the possibility of using the textual genre photo poem. Our methodology is of a qualitative character, as we look for possibilities to emphasize the genre poem in literature classes, so that the teacher can develop activities that value the subjectivities of the producing reader. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1246 |
Keywords: | Literatura – Estudo e ensino Literatura brasileira (Ensino Fundamental) Leitura. 4. Incentivo à leitura Letramento Gêneros literários |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC A PRODUÇÃO DO GÊNERO POESIA E FOTOPOEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR UMA PROPOSTA DIDÁTICA.pdf | 845,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License