Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264
Tipo: | Dissertação |
Título: | A literatura de cordel em foco: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3ª etapa da EJA |
Autor(es): | SANTANA, Zilene Fernandes de Sousa |
Primeiro Orientador: | MENDONÇA, Simone Cristina |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SANTANA, Zilene Fernandes de Sousa. A literatura de cordel em foco: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3a etapa da EJA. 2020. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264. Acesso em: |
Resumo: | Com base no pressuposto de que a leitura é transformadora e que, mesmo quem declara “não gostar de ler livros” pode ser envolvido com leituras mais “simples” e agradáveis, como a Literatura de cordel, a ponto de despertar o interesse por ela, é que a presente pesquisa objetivou investigar a recepção da Literatura de cordel em uma turma de 3a Etapa da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno da EMEF e EJA Gov. Alacid Nunes, no município de Goianésia do Pará – PA. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação de cunho qualitativo. Procura, ainda, mostrar que a leitura da Literatura de cordel serve também como uma fonte para despertar o interesse do aluno pela leitura que, na maioria das vezes, está adormecido. Para a leitura em sala de aula, adotou-se a sequência básica do letramento literário, a qual Cosson (2016) defende como ferramenta para o professor que deseja organizar as leituras propostas. Esta pesquisa contou ainda, para aportes teóricos, com as concepções de Soares (2017), Kleiman (1999), Street (2014), sobre o Letramento; de Cavalcanti (2016), Cosson (2016), Lajolo (2008), Martins (1994), sobre a Leitura; e de Cascudo (1984), Abreu (1999, 2006) e Pinheiro (1995, 2013), sobre a Literatura de cordel. Esta pesquisa pretende contribuir para a formação de alunos leitores a partir de uma pesquisa-ação promovida com a leitura de folhetos de cordel. A proposta foi despertar o interesse pela leitura, de forma a promover o letramento literário. Atingido esses objetivos, foi possível perceber a importância do incentivo à leitura e, mesmo em casos em que o interesse por ela está adormecido, é possível despertá-lo ao utilizar mecanismos que auxiliam o trabalho em sala de aula. |
Abstract: | Based on the assumption that reading is transformative and that even those who declare “disliking reading books” can be involved in more “simple” and enjoyable readings such as cordel literature to the point of arousing interest in it, is that this research aimed to investigate the reception of string literature in a group of 3rd Stage of Youth and Adult Education, in the night shift of EMEF and EJA Gov. Alacid Nunes, in Goianésia do Pará - PA. The methodology used was qualitative action research. It also seeks to show that reading Cordel Literature also serves as a source to arouse the student's interest in reading that, in most cases, is asleep. For reading in the classroom, the basic sequence of literary literacy was adopted, which Cosson (2016) defends as a tool for the teacher who wants to organize the proposed readings. This research also counted, for theoretical contributions, with the conceptions of Soares (2017), Kleiman (1999), Street (2014), about Literacy; Cavalcanti (2016), Cosson (2016), Lajolo (2008), Martins (1994), about Reading; and by Cascudo (1984), Abreu (1999, 2006) and Pinheiro (1995, 2013), about string literature. This research aims to contribute to the formation of student readers from an action research promoted by reading cordel leaflets. The proposal was to arouse interest in reading, in order to promote literary literacy. Achieving these goals, it was possible to realize the importance of encouraging reading and, even in cases where the interest in reading is dormant, it can be awakened by using mechanisms that help work in the classroom. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1264 |
CNPq: | Linguística, Letras e Artes |
Palavras-chave: | Literatura de cordel Interesses na leitura Educação de jovens e adultos - Goianésia do Pará (PA) Incentivo à leitura Pesquisa-ação em educação Letramento |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Linguística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Letras |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - A literatura de cordel em foco.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons