Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1347
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel dos direitos humanos no 4° batalhão de polícia militar |
Autor(es): | FURTADO, Heriberto Clauber dos Santos |
Primeiro Orientador: | FABINI, Lorena Santiago |
Data do documento: | 2006 |
Citação: | FURTADO, Heriberto Clauber dos Santos. O papel dos direitos humanos no 4° batalhão de polícia militar. 2006. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Estudos em Direito e Sociedade, Faculdade de Direito, Curso de Bacharelado em Direito, Marabá, 2006. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1347. Acesso em |
Resumo: | O objetivo desta monografia é trabalhar as questões de aplicações dos Direitos Humanos no 4º Batalhão de Policia Militar do Pará no município de Marabá. Tal perspectiva é baseada na idéia de universalização dos Direitos Humanos a partir da Convenção da ONU de 1948 e se arrasta pelos conflitos sociais existentes na atualidade e que fizeram com que diversas instituições fossem cobradas da sociedade em seus aspectos de transparência e não de opacidade. Nesse sentido, este trabalho monográfico se configura de maneira simples, mas com o conhecimento de tal realidade, a explorar os efeitos das políticas de monitoramento e de melhoramento da instituição a partir da perspectiva dos conflitos na região. No processo metodológico, procuramos expor as situações a partir dos questionários de campo (verificar anexos) e ainda dos programas de monitoramento que o 4º BPM, em consonância com a Policia Militar do Estado do Pará, aplicaram por aqui e que de certa forma, ajudaram a mitigar ou mesmo a agravar as questões pertinentes ao melhoramento inclusive da imagem da instituição perante a sociedade. Buscamos desde o inicio, enfatizar a contextualização histórica dos processos de programação dos Direitos Humanos, tanto em nível local como mundial, com as Convenções mais recentes e as práticas constitucionais mais recentes. Desde cedo, buscamos evidentemente ressaltar a importância e a necessidade de tais programas, como objetos de fundamentação da democracia e que de certa forma melhora a visão dicotômica das relações entre poderes individuais e coletivos. Pretendemos com esta proposta responder as questões como: Quais os rumos da educação em Direitos Humanos? Como educar? Quais os conteúdos a serem abordados? Quais os objetivos de uma educação em Direitos humanos para policiais militares? Quais os fatores adversos na educação em Direitos Humanos? Como trabalhar as adversidades no processo educativo? Que relação deve ser construída entre educador e educando? A proposta a ser implementada enfrentará resistências oriundas da própria polícia, da sociedade ou até de fatores econômicos, políticos e culturais. Foi com o objetivo de colocar em evidência questão de ordem teórico-metodológico, culturais e políticos relacionados à educação em Direitos Humanos, que se elaborou a proposta de educação em Direitos Humanos. Uma proposta que ao ser global na sua intenção, também é específica na sua aplicação. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1347 |
Palavras-chave: | Direitos Humanos Polícia Militar do Pará |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O papel dos direitos humanos....pdf | 584,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons