Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Maria Ionete da Silva-
dc.date.accessioned2020-10-21T13:01:12Z-
dc.date.available2020-10-21T13:01:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Ionete da Silva. Leitura e escrita com o gênero receita culinária. 78 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1427>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1427-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - São Domingos do Araguaia (PA)pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCulináriapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.titleLeitura e escrita com o gênero receita culináriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Lucivaldo Silva da-
dc.description.resumoO presente projeto teve como objetivo analisar as contribuições de atividades interdisciplinarespara o ensino da leitura e escrita na sala de aula, a partir de uma sequência didática com o gênero receita culinária. A sequência didática foi desenvolvida na escola Municipal de ensino fundamental Boa Esperança localizada no município de São Domingos do Araguaia-PÁ com alunos do 6º e 7º ano. Foi desenvolvida uma pesquisa-ação tendo como objetivo atribuir significado ao ensino da leitura e escrita dos alunos desta unidade escolar. Propomos aos alunos uma metodologia para o ensino da leitura, escrita e produção de texto tendo em vista a retextualização a partir do gênero receita culinária e poesia. A fundamentação teórica foi realizada com base em alguns estudiosos, entre eles os estudos de Marcuschi (2008), Backtin(2000), Koch e Elias(2010, 2012), Geraldi(1997), Ivani Fazenda(1994,2002), Dolz e Schneuwly (2004), Freire(1982,1996) e os PCNs (1998) de língua portuguesa, para tratar da importância do uso dos gêneros textuais na escola, pois os gêneros possibilitam trabalhar não somente o ensino da língua, mas também as questões socioculturais adquiridas fora da escola. Diante disso foi possível analisar de que forma o gênero textual junto à interdisciplinaridade pode contribuir no ensino da leitura e escrita, deixando bem claro ao professor que a sua prática não é algo que está pronto e acabado e que as outras disciplinas estão sempre uma complementando a outra. Os alunos fizeram a retextualização do gênero receita culinária para o gênero poema. Os objetivos propostos foram alcançados, o que proporcionou aos alunos uma aprendizagem significativa. Os alunos mostraram avanço no seu processo de construção da leitura e escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Leitura e escrita com o gênero receita culinária.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI