Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Joelson de Sousa-
dc.date.accessioned2020-11-19T14:09:52Z-
dc.date.available2020-11-19T14:09:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEREIRA, Joelson de Sousa. Construção da matriz curricular de matemática em uma escola do campo na comunidade Vila Pajé, sudeste paraense. 36 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2020. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1448>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1448-
dc.description.abstractThe work aims to present reflections on the process of discussion and elaboration of the mathematical curriculum of schools in rural areas. The study was carried out in a school called Paraíso da Infância, located in the Vila Pajé community, in the municipality of Jacundá-PA. The methodological approach follows the conception of a qualitative research with the action research method carried out from the development of activities linked to Pibid and Socio-educational Research / teaching stage of the Degree Course in Rural Education. Several training meetings were held, followed by a workshop for the systematization of tables with thematic axes and generating themes, including teaching from the 6th to the 9th grade, according to the skills indicated in the BNCC. The results indicate challenges and possibilities for the curricular reformulation of rural schools. The BNCC and the external evaluation processes as an imposition on schools bring a conception of education and pedagogical work that differs from the perspective defended by Rural Education based on principles such as respect for diversity and integral training.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação rural - Jacundá (PA)pt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamento - Jacundá (PA)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectPesquisa-ação em educaçãopt_BR
dc.titleConstrução da matriz curricular de matemática em uma escola do campo na comunidade Vila Pajé, sudeste paraensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ASSUNÇÃO, Carlos Alberto Gaia-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o processo de discussão e elaboração de matriz curricular de matemática de escolas do campo. O estudo foi realizado em uma escola denominada Paraíso da Infância, localizada na comunidade Vila Pajé, município de Jacundá-PA. A abordagem metodológica segue a concepção de uma pesquisa qualitativa com o método da pesquisa-ação realizada a partir do desenvolvimento de atividades vinculadas ao Pibid e à Pesquisa Socioeducacional/estágio de docência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA. Foram realizados nove encontros formativos para a sistematização de quadros com eixos temáticos e temas geradores contemplando o ensino do 6° ao 9° ano, segundo habilidades indicadas na BNCC. Os resultados indicam desafios e possibilidades para reformulação curricular de escolas do campo. A BNCC e os processos de avaliação externa como imposição às escolas trazem uma concepção de educação e trabalho pedagógico que diverge da perspectiva defendida pela Educação do Campo pautada em princípios como o respeito à diversidade e à formação integral.pt_BR
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Construção da matriz curricular de matemática.pdf805,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI