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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1448
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Construção da matriz curricular de matemática em uma escola do campo na comunidade Vila Pajé, sudeste paraense |
metadata.dc.creator: | PEREIRA, Joelson de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ASSUNÇÃO, Carlos Alberto Gaia |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | PEREIRA, Joelson de Sousa. Construção da matriz curricular de matemática em uma escola do campo na comunidade Vila Pajé, sudeste paraense. 36 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2020. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1448>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o processo de discussão e elaboração de matriz curricular de matemática de escolas do campo. O estudo foi realizado em uma escola denominada Paraíso da Infância, localizada na comunidade Vila Pajé, município de Jacundá-PA. A abordagem metodológica segue a concepção de uma pesquisa qualitativa com o método da pesquisa-ação realizada a partir do desenvolvimento de atividades vinculadas ao Pibid e à Pesquisa Socioeducacional/estágio de docência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA. Foram realizados nove encontros formativos para a sistematização de quadros com eixos temáticos e temas geradores contemplando o ensino do 6° ao 9° ano, segundo habilidades indicadas na BNCC. Os resultados indicam desafios e possibilidades para reformulação curricular de escolas do campo. A BNCC e os processos de avaliação externa como imposição às escolas trazem uma concepção de educação e trabalho pedagógico que diverge da perspectiva defendida pela Educação do Campo pautada em princípios como o respeito à diversidade e à formação integral. |
Abstract: | The work aims to present reflections on the process of discussion and elaboration of the mathematical curriculum of schools in rural areas. The study was carried out in a school called Paraíso da Infância, located in the Vila Pajé community, in the municipality of Jacundá-PA. The methodological approach follows the conception of a qualitative research with the action research method carried out from the development of activities linked to Pibid and Socio-educational Research / teaching stage of the Degree Course in Rural Education. Several training meetings were held, followed by a workshop for the systematization of tables with thematic axes and generating themes, including teaching from the 6th to the 9th grade, according to the skills indicated in the BNCC. The results indicate challenges and possibilities for the curricular reformulation of rural schools. The BNCC and the external evaluation processes as an imposition on schools bring a conception of education and pedagogical work that differs from the perspective defended by Rural Education based on principles such as respect for diversity and integral training. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1448 |
Keywords: | Educação rural - Jacundá (PA) Currículos - Planejamento - Jacundá (PA) Matemática (Ensino fundamental) Pesquisa-ação em educação |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
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