Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabá
metadata.dc.creator: SILVEIRA, Gerson Sávio da
JESUS, Nilza Helena Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1: OHANNA, Ivaldo
Issue Date: 2003
Citation: SILVEIRA, Gerson Sávio da ; JESUS, Nilza Helena Souza de.Uma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabá. 2003. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investiga as modificações acarretadas nas escolas pelo uso do computador como recurso auxiliar no ensino em escolas da rede pública. Após se destacar os referenciais teóricos-metodológicos e o detalhamento da pesquisa de campo (técnicas utilizadas e o universo escolhido), é apresentada uma contextualização da trajetória do uso do computador na escola, suas implicações políticas e econômicas, procurando fornecer informações detalhadas para se compreender a linguagem de computação LOGO, criada pelo pesquisador Seymont Papert. Nessa linguagem está baseada a proposta do Centro de Informática de Educação do Pará (CIED), que está, por sua vez, ligado a política de implantação de informática no Estado do Pará, cujos objetivos e metas são contextualizados e descritos em capítulos destinado a este fim, onde também se verifica a realidade local procurando compreender, refletir e avaliar como o processo de utilização do computador, enquanto recurso pedagógico, vem se dando nas escolas públicas de Marabá.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530
Keywords: Ensino auxiliado por computador
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Inovações educacionais
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Uma avaliação da utilização.pdf1,73 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI