Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVEIRA, Gerson Sávio da-
dc.creatorJESUS, Nilza Helena Souza de-
dc.date.accessioned2021-03-30T20:28:01Z-
dc.date.available2021-03-30T20:28:01Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Gerson Sávio da ; JESUS, Nilza Helena Souza de.Uma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabá. 2003. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titleUma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1OHANNA, Ivaldo-
dc.description.resumoEste trabalho investiga as modificações acarretadas nas escolas pelo uso do computador como recurso auxiliar no ensino em escolas da rede pública. Após se destacar os referenciais teóricos-metodológicos e o detalhamento da pesquisa de campo (técnicas utilizadas e o universo escolhido), é apresentada uma contextualização da trajetória do uso do computador na escola, suas implicações políticas e econômicas, procurando fornecer informações detalhadas para se compreender a linguagem de computação LOGO, criada pelo pesquisador Seymont Papert. Nessa linguagem está baseada a proposta do Centro de Informática de Educação do Pará (CIED), que está, por sua vez, ligado a política de implantação de informática no Estado do Pará, cujos objetivos e metas são contextualizados e descritos em capítulos destinado a este fim, onde também se verifica a realidade local procurando compreender, refletir e avaliar como o processo de utilização do computador, enquanto recurso pedagógico, vem se dando nas escolas públicas de Marabá.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Uma avaliação da utilização.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI