Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVEIRA, Gerson Sávio da | - |
dc.creator | JESUS, Nilza Helena Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T20:28:01Z | - |
dc.date.available | 2021-03-30T20:28:01Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Gerson Sávio da ; JESUS, Nilza Helena Souza de.Uma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabá. 2003. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.title | Uma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OHANNA, Ivaldo | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga as modificações acarretadas nas escolas pelo uso do computador como recurso auxiliar no ensino em escolas da rede pública. Após se destacar os referenciais teóricos-metodológicos e o detalhamento da pesquisa de campo (técnicas utilizadas e o universo escolhido), é apresentada uma contextualização da trajetória do uso do computador na escola, suas implicações políticas e econômicas, procurando fornecer informações detalhadas para se compreender a linguagem de computação LOGO, criada pelo pesquisador Seymont Papert. Nessa linguagem está baseada a proposta do Centro de Informática de Educação do Pará (CIED), que está, por sua vez, ligado a política de implantação de informática no Estado do Pará, cujos objetivos e metas são contextualizados e descritos em capítulos destinado a este fim, onde também se verifica a realidade local procurando compreender, refletir e avaliar como o processo de utilização do computador, enquanto recurso pedagógico, vem se dando nas escolas públicas de Marabá. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Uma avaliação da utilização.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons