Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabá
Autor(es): SILVEIRA, Gerson Sávio da
JESUS, Nilza Helena Souza de
Primeiro Orientador: OHANNA, Ivaldo
Data do documento: 2003
Citação: SILVEIRA, Gerson Sávio da ; JESUS, Nilza Helena Souza de.Uma avaliação da utilização do computador como recurso pedagógico no ensino nas 8ª séries das escolas públicas de Marabá. 2003. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530. Acesso em:
Resumo: Este trabalho investiga as modificações acarretadas nas escolas pelo uso do computador como recurso auxiliar no ensino em escolas da rede pública. Após se destacar os referenciais teóricos-metodológicos e o detalhamento da pesquisa de campo (técnicas utilizadas e o universo escolhido), é apresentada uma contextualização da trajetória do uso do computador na escola, suas implicações políticas e econômicas, procurando fornecer informações detalhadas para se compreender a linguagem de computação LOGO, criada pelo pesquisador Seymont Papert. Nessa linguagem está baseada a proposta do Centro de Informática de Educação do Pará (CIED), que está, por sua vez, ligado a política de implantação de informática no Estado do Pará, cujos objetivos e metas são contextualizados e descritos em capítulos destinado a este fim, onde também se verifica a realidade local procurando compreender, refletir e avaliar como o processo de utilização do computador, enquanto recurso pedagógico, vem se dando nas escolas públicas de Marabá.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1530
Palavras-chave: Ensino auxiliado por computador
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Inovações educacionais
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Uma avaliação da utilização.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI