Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1539
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Histórias ensinadas: a Comunidade Quilombola de Nova Jutaí e o ensino de história (Breu Branco - PA (2019-2020) |
metadata.dc.creator: | Iranilda Santana de, SOUZA |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RASCKE, Karla Leandro |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SOUZA, Iranilda Santana de. Histórias ensinadas: a Comunidade Quilombola de Nova Jutaí e o ensino de história (Breu Branco - PA (2019-2020). 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1539>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho busca compreender o ensino de História na comunidade quilombola de Nova Jutaí no município de Breu Branco (Pará), de modo a entender sua contextualização desde o surgimento da própria vila de Nova Jutaí, que se deu justamente em virtude de um processo histórico, sendo que problematizamos o discurso e a propagação desse processo. Nossa pesquisa, dentro do campo do ensino de História pautou-se em referenciar a comunidade quilombola de Nova Jutaí como locus de trabalho, reavivando elementos de uma história contada pelos antepassados e nem sempre presente no ensino na própria escola da comunidade. Com base em memórias coletivas dos mais velhos da comunidade, em entrevistas realizadas com professores e também o Projeto Político Pedagógico da escola, construímos nossa interpretação narrativa. Essa pesquisa também se pautou nas reflexões de autores e autoras que são referência quanto à temática de comunidades remanescentes de quilombos e educação. Conhecendo aspectos da dinâmica dessa comunidade quilombola que nasceu às margens do rio Tocantins, foi possível, nos limites de um trabalho de conclusão de curso, conhecer memórias e narrativas locais, bem como perceber desafios no que tange ao ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana dentro da comunidade quilombola de Nova Jutaí. |
Abstract: | The present work seeks to understand the teaching of history in the quilombola community of Nova Jutaí in the municipality of Breu Branco (Pará), in order to understand its contextualization since the emergence of the village of Nova Jutaí itself, which took place precisely because of a historical process, and we problematize the discourse and the propagation of this process. Our research, within the field of History teaching, was based on referring to the quilombola community of Nova Jutaí as a locus of work, reviving elements of a story told by the ancestors and not always present in teaching at the community school itself. Based on collective memories of the elders of the community, on interviews with teachers and also on the school's Political Pedagogical Project, we built our narrative interpretation. This research was also based on the reflections of authors who are references regarding the theme of remaining quilombo communities and education. Knowing aspects of the dynamics of this quilombola community that was born on the banks of the Tocantins River, it was possible, within the limits of a course conclusion work, to know local memories and narratives, as well as to perceive challenges regarding the teaching of Afro-Brazilian History and Culture and African within the quilombola community of Nova Jutaí. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1539 |
Keywords: | História - Estudo e ensino Memória Quilombolas - Breu Branco (PA) |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Histórias ensinadas - a Comunidade Quilombola de Nova Jutaí.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License