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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1544
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Precarização de escolas do campo: o caso da Escola Arco Iris II, Assentamento Rio Branco, Sudeste paraense
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Luciléia Torres de
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Maria Célia Vieira da
MUNIZ, Rodrigo de Almeida
Issue Date: 2021
Citation: OLIVEIRA, Luciléia Torres de. Precarização de escolas do campo: o caso da Escola Arco Iris II, Assentamento Rio Branco, Sudeste paraense. 67 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2021. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1544>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho reflete sobre educação básica no campo, com foco na compreensão de processos de precarização tendo como empiria a Escola Arco Iris II do assentamento Rio Branco, situado entre os municípios de Marabá e Parauapebas. A pesquisa se desenvolve através do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA que nos provoca a um mergulho na produção de conhecimento através de alternância de tempo e espaços formativos, sendo pelo menos sete momentos de inserção orientada junto à comunidade e escola, ao longo dos Tempos Comunidades e Tempos Universidade. As pesquisas Socioeducacionais e estágios docência foram elementos que construíram elos de troca entre pesquisadores e comunidade inserida na pesquisa, saberes de que serviram de base para realização desta monografia. O trabalho foi desenvolvido em especial a partir das Pesquisas Socioeducacionais I (Histórias de vida e da comunidade) e Pesquisa Socioeducacional II (Educação formal e Não Formal), através delas pode-se conhecer a história de origem do Assentamento Rio Branco e Escola Arco Iris II. Essa história é marcada por um intenso processo de luta pela terra, a constituição do assentamento e processos de desencantamento da Comunidade frente ao baixo desempenho dos projetos de desenvolvimento para a comunidade, financiados via Procera. Além da observação in loco, o levantamento de dados e informações deu-se através de entrevistas com roteiros semiestruturados, construção de quadros temáticos e analíticos construídos a partir das entrevistas realizadas sobre histórias de vida dos trabalhadores rurais e do assentamento. Como resultado: temos uma sistematização da origem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E. F) Arco Iris II; apresentação de como se dá o processo de precarização da escola e tendência ao fechamento. A redução no número de matrículas escola Arco Iris II representados pelos dados da secretaria da Escola e da Pesquisa Socioeducacional 2015. As conclusões deste trabalho comprovam o atual estado de precarização da escola com redução de 127% no número de matrículas no período de 2015 a 2019, sucateamento da estrutura física da escola, assim como o crescente êxodo rural, sendo consequência imediata do avanço do agronegócio sobre os assentamentos de reforma agraria com a expansão da pecuária bovina de corte e ausência de políticas públicas estruturantes. Fica a certeza se não forem desenvolvidas ações urgentes, o risco de fechamento da escola é eminente. Destaco as propostas da comunidade na tentativa de contribuir no enfrentamento do problema apresentado. Fica o exemplo das histórias de vida dessa comunidade.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1544
Keywords: Questão Agrária e educacional
Precarização
Fechamento de Escola do Campo
Educação do Campo
Direito à educação
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

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TCC-Precarização de escolas do campo - o caso da escola Arco Iris II.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open
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