Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1689
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Uso de metodologias ativas e objetos digitais de aprendizagem na construção de conhecimentos sobre fenômenos nucleares |
metadata.dc.creator: | FERNANDES, Samy Souza Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | LIMA, Mateus Gomes |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | FERNANDES, Samy Souza Silva. Uso de metodologias ativas e objetos digitais de aprendizagem na construção de conhecimentos sobre fenômenos nucleares. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2021. Disponível em:<>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Visando refletir sobre a inser¸c˜ao da f´ısica moderna e contemporˆanea no ensino b´asico, este trabalho apresenta uma uma sequˆencia did´atica que tem como objetivo associar o uso de metodologias ativas, processo de ensino que promove necessariamente aprendizagem com significado e compreens˜ao do aluno juntamente com os objetos digitais de aprendizagem, para a constru¸c˜ao de conhecimentos sobre fenˆomenos nucleares, especificamente, os processos de: Fiss˜ao e Fus˜ao Nuclear. No caso da educa¸c˜ao b´asica brasileira, a F´ısica ensinada nas escolas est´a focada na F´ısica Cl´assica, tradicionalmente denominado educa¸c˜ao banc´aria, no qual o professor ´e o detentor de todo o conhecimento. Para (FREIRE, 2013), o termo ”banc´ario”significa que o professor vˆe o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na pr´atica, quer dizer que o aluno ´e como um cofre vazio em que o professor acrescenta f´ormulas, letras e conhecimento cient´ıfico at´e ”enriquecer”o aluno. Diante do exposto, prop˜oe-se uma sequˆencia did´atica para a realiza¸c˜ao do processo de ensino e aprendizagem dos fenˆomenos de Fiss˜ao e Fus˜ao Nuclear que associar´a as metodologias ativas, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas, aos objetos digitais de aprendizagem: Mapas Mentais e Conceituais, dentre essas alternativas, pode-se ressaltar a utiliza¸c˜ao das simula¸c˜oes computacionais para promover um ensino mais abrangente e eficiente, resolvendo alguns problemas do ensino tradicional. Durante os ´ultimos anos, muitas pesquisas tˆem explorado a efic´acia das simula¸c˜oes computacionais para apoiar o ensino e aprendizagem de ciˆencias, pois ´e necess´ario entender as reais possibilidades e limita¸c˜oes desse instrumento para o ensino, bem como as maneiras mais adequadas para trabalha-lo com os alunos. Temos como exemplo as simula¸c˜oes do Projeto PhET (Figura 9) e VASCAK (figura 10). Al´em disso, a sequˆencia did´atica disposta na (tabela 2) ser´a implementada em um site educativo, desenvolvido com a plataforma Google Suite, que hospedar´a os objetos digitais de aprendizagem, promovendo um Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
Abstract: | Aiming to reflect on the insertion of Modern and Contemporary Physics in basic education, this work presents a didactic sequence that aims to associate the use of active methodologies, a teaching process that necessarily promotes learning with meaning and understanding of the student together with the digital objects of learning, for the construction of knowledge about nuclear phenomena, specifically, the processes of: Fission and Nuclear Fusion. In the case of Brazilian basic education, Physics taught in schools is focused on Classical Physics, traditionally called banking education, without teacher qualification, it is the holder of all knowledge. For (FREIRE, 2013), the term ”banking” means that the teacher sees the student as a bank, in which he deposits knowledge. In practice, this means that the student is like an empty vault in which the teacher adds formulas, letters and scientific knowledge until he ”enriches” the student. Given the above, a didactic sequence is proposed to carry out the teaching and learning process of the Fission and Nuclear Fusion phenomena that will associate active methodologies, inverted classroom and problem-based learning, to digital learning objects: Mind Maps and Conceptuals, among these alternatives, we can emphasize the use of computer simulations to promote a more specific and efficient teaching, to solve some problems of traditional teaching. During the last few years, many researches have explored the effectiveness of computer simulations to support the teaching and learning of science, as it is necessary to understand the real possibilities and limitations of this instrument for teaching, as well as the most appropriate ways to work it with students. We have as examples the simulations of the PhET Project (Figure 9) and VASCAK (figure 10). In addition, the didactic sequence displayed in (table 2) will be implemented in an Educational Site, developed with the Google Suite platform, which will host the digital learning objects, promoting a Virtual Learning Environment. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1689 |
Keywords: | Física nuclear - Estudo e ensino Fusão nuclear Fissão nuclear Ensino - Metodologia Tecnologia educacional Internet na educação |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | FAFIS - Faculdade de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Uso de metodologias ativas e objetos digitais de aprendizagem na construção de conhecimentos sobre fenômenos nucleares.pdf | 12,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License