Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática: o papel das interações entre seus sujeitos |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Lenara Nunes dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Kátia Regina da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | DELAIA, Maria Margarete |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SANTOS, Lenara Nunes dos. Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática: o papel das interações entre seus sujeitos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O estágio supervisionado é espaço de vivência e imersão do licenciando no ambiente de sua futura profissão, por isso, para além de sua obrigatoriedade, é imprescindível para a formação inicial docente. Partindo dessa perspectiva, essa pesquisa objetivou analisar as contribuições, pela ótica dos estagiários, de uma proposta de estágio supervisionado e das ações envolvendo o ensino de forma mais individualizada para a formação inicial de estagiários de duas turmas da Faculdade de Matemática (Famat) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Para alcançar tal objetivo, adotamos a perspectiva qualitativa como abordagem metodológica. Para obtenção dos dados foi empregada a entrevista semiestruturada. Os dados foram sistematizados e analisados com base em técnicas da análise de conteúdo (OLIVEIRA; MOTA NETO, 2011). As entrevistas foram realizadas com oito estagiários de duas turmas da Famat, que cursavam as disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV durante o segundo semestre de 2019. A análise dos resultados foi feita com suporte em autores como Pimenta e Lima (2019), Storti (2010), Silva e Delaia (2020), Zimmer (2017), entre outros. A experiência de estágio enfocada apresenta uma abordagem que inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão e organiza as atividades do estágio na escola campo em pequenos grupos de alunos e estagiários. As ações desse estágio favorecem o diálogo e a interação mais individualizada entre o estagiário e o aluno, possibilitando ao aluno um aprendizado mais significativo, uma vez que o ele constrói maior segurança na hora de se comunicar com o estagiário e se sente mais à vontade ao expor suas dúvidas. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1699 |
Keywords: | Professores de matemática - Formação Educação - Estudo e ensino (Estágio) Matemática (Ensino Médio) - Estudo e ensino Ensino a distância - Ensino auxiliado por computador |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAMAT - Faculdade de Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Estágio supervisionado e a formação de professores de matemática.pdf | 795,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License