Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LOPES, Rosemary de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T13:27:34Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T13:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rosemary de Almeida. Construindo o prazer de ler nas séries iniciais. 2004. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Rondon do Pará, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Rondon do Pará, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura | pt_BR |
dc.title | Construindo o prazer de ler nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Frene Correia | - |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta o tema: "Construindo o prazer de ler nas séries iniciais" é um estudo que, dentro de uma abordagem qualitativa, baseia-se em pesquisas, observação da prática da professora, relação professor aluno e entrevistas com pais e alunos da 3 a série "A" da Escola de Ensino Fundamental Prof. Maria Lei Colares — Rondon do Pará -PA, tendo como principal problema perceber as principais dificuldades encontradas no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura nas séries iniciais, considerando que a leitura é procedimento básico e indispensável à aprendizagem em todas as disciplinas e níveis de escolaridade. Entretanto o interesse do aluno pela leitura em sala de aula não tem sido despertado, assim é preciso construir uma nova pedagogia da leitura. Através deste trabalho conclui-se que a causa do desinteresse e prazer pela leitura é devido à metodologias ultrapassadas, professores com formação incompleta, práticas tradicionais, falta de estímulos dos pais e principalmente pela questão sócio-econômico e questões políticas que se concretizam no descaso geral pela educação. Nesse sentido, é preciso levar os alunos à biblioteca, incentivá-los a inventar histórias, personagens e a debater os livros em classe. Tudo com liberdade e escolha. Assim os professores estarão plantando leitores em solo fértil. Portanto, formar leitores é algo que requer condições favoráveis para a prática da leitura, é formar alguém que compreenda o que lê. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Construindo o prazer de ler nas séries iniciais.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons