Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construindo o prazer de ler nas séries iniciais
Autor(es): LOPES, Rosemary de Almeida
Primeiro Orientador: RIBEIRO, Frene Correia
Data do documento: 2004
Citação: LOPES, Rosemary de Almeida. Construindo o prazer de ler nas séries iniciais. 2004. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Rondon do Pará, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Rondon do Pará, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728. Acesso em:
Resumo: O trabalho apresenta o tema: "Construindo o prazer de ler nas séries iniciais" é um estudo que, dentro de uma abordagem qualitativa, baseia-se em pesquisas, observação da prática da professora, relação professor aluno e entrevistas com pais e alunos da 3 a série "A" da Escola de Ensino Fundamental Prof. Maria Lei Colares — Rondon do Pará -PA, tendo como principal problema perceber as principais dificuldades encontradas no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura nas séries iniciais, considerando que a leitura é procedimento básico e indispensável à aprendizagem em todas as disciplinas e níveis de escolaridade. Entretanto o interesse do aluno pela leitura em sala de aula não tem sido despertado, assim é preciso construir uma nova pedagogia da leitura. Através deste trabalho conclui-se que a causa do desinteresse e prazer pela leitura é devido à metodologias ultrapassadas, professores com formação incompleta, práticas tradicionais, falta de estímulos dos pais e principalmente pela questão sócio-econômico e questões políticas que se concretizam no descaso geral pela educação. Nesse sentido, é preciso levar os alunos à biblioteca, incentivá-los a inventar histórias, personagens e a debater os livros em classe. Tudo com liberdade e escolha. Assim os professores estarão plantando leitores em solo fértil. Portanto, formar leitores é algo que requer condições favoráveis para a prática da leitura, é formar alguém que compreenda o que lê.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728
Palavras-chave: Incentivo à leitura
Livros e leitura
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Construindo o prazer de ler nas séries iniciais.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI