Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Construindo o prazer de ler nas séries iniciais |
metadata.dc.creator: | LOPES, Rosemary de Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RIBEIRO, Frene Correia |
Issue Date: | 2004 |
Citation: | LOPES, Rosemary de Almeida. Construindo o prazer de ler nas séries iniciais. 2004. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Rondon do Pará, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Rondon do Pará, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho apresenta o tema: "Construindo o prazer de ler nas séries iniciais" é um estudo que, dentro de uma abordagem qualitativa, baseia-se em pesquisas, observação da prática da professora, relação professor aluno e entrevistas com pais e alunos da 3 a série "A" da Escola de Ensino Fundamental Prof. Maria Lei Colares — Rondon do Pará -PA, tendo como principal problema perceber as principais dificuldades encontradas no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura nas séries iniciais, considerando que a leitura é procedimento básico e indispensável à aprendizagem em todas as disciplinas e níveis de escolaridade. Entretanto o interesse do aluno pela leitura em sala de aula não tem sido despertado, assim é preciso construir uma nova pedagogia da leitura. Através deste trabalho conclui-se que a causa do desinteresse e prazer pela leitura é devido à metodologias ultrapassadas, professores com formação incompleta, práticas tradicionais, falta de estímulos dos pais e principalmente pela questão sócio-econômico e questões políticas que se concretizam no descaso geral pela educação. Nesse sentido, é preciso levar os alunos à biblioteca, incentivá-los a inventar histórias, personagens e a debater os livros em classe. Tudo com liberdade e escolha. Assim os professores estarão plantando leitores em solo fértil. Portanto, formar leitores é algo que requer condições favoráveis para a prática da leitura, é formar alguém que compreenda o que lê. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1728 |
Keywords: | Incentivo à leitura Livros e leitura |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Construindo o prazer de ler nas séries iniciais.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License