Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Creitiane de Nazaré Meireles | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T13:40:16Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T13:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Creitiane de Nazaré Meireles. Desafios do Acesso ao ensino médio pelos jovens das comunidades ribeirinhas de São Sebastião da Boa Vista - Marajó. 31 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2022. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1744>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1744 | - |
dc.description.abstract | This research aims to present the challenges to access for high school students from the riverside communities of São Sebastião da Boa Vista- Marajó. The topic addressed is the conditions of access to high school, the target audience are students from riverside communities, in this sense, the low conditions of high school offers especially for the public of the peoples of the waters and forests, not the covid pandemic -19 and its distancing restrictions promoted remote teaching, which caused some difficulties for students in the field, given that access to technology and the internet an aggravating factor for those who live in locations farther from the municipality's headquarters. However, through the contributions of the authors, : Arroyo et al, (2004); Brandão (1981). Dayrell (2016); Deslauriers (1991), Horn (2014); Marconi et al (1996); Nosélia (2011); Severino (2007) e Tezza (2002). It was possible to identify, analyze and reflect on the projects for high school and their forms of service and their difficulties. In this way, it was possible to reach the objectives of this proposal. Due to the fact that the research took place during the Covid-19 pandemic, and the measures of social distance, the methodology was directed to non-face-to-face interviews, using only social media such as whatsapp, facebook messenger and text message. Finally, it brings great learning about the specifics of the field and how these subjects deal with them day by day, making the difficulties of the systems overcome and adjusted in their favor. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação rural - São Sebastião da Boa Vista (PA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Juventude rural - Educação | pt_BR |
dc.subject | Áreas ribeirinhas - Educação | pt_BR |
dc.title | Desafios do Acesso ao ensino médio pelos jovens das comunidades ribeirinhas de São Sebastião da Boa Vista - Marajó/PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ANJOS, Maura Pereira dos | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar, desafios ao acesso dos estudantes do ensino médio das comunidades ribeirinhas de São Sebastião da Boa Vista- Marajó. O tema abordado foram as condições de acesso e permanência ao ensino médio dos estudantes oriundos de comunidades ribeirinhas. Nos apoiamos nas contribuições dos autores: Arroyo et al, (2004); Brandão (1981). Dayrell (2016); Deslauriers (1991), Horn (2014); Marconi et al (1996);Nosella (2011); Severino (2007) e Tezza (2002). A realização da pesquisa coincidiu com a pandemia da Covid-19 o que exigiu alteração na pesquisa de campo, alterando a metodologia para os dados serem obtidos através dos meios de comunicação digital, tal como WhatsApp, SMS e Messenger de facebook para realização de entrevista não presencial. Como resultado, foi possível identificar alguns fatores que dificultam a permanência da juventude ribeirinha pelas formas de acesso ao ensino médio. Apresentamos que a oferta do ensino médio presencial apenas na sede do município produz uma dificuldade de acesso para uma juventude que precisa conciliar o estudo com o trabalho e que residem em comunidades nas quais os rios são as ruas e o barco, a única forma de transporte. O acesso a esse meio de transporte é desigual. Os estudantes que se deslocavam através do transporte escolar foram afetados com a suspensão desse transporte. A pandemia da Covid-19 e suas restrições de distanciamento possibilitou ensino não presencial através de caderno de atividades e de aulas realizadas em meios de comunicação digital, o que precariza ainda mais a oferta do ensino aprendizagem. As dificuldades destacadas pelos estudantes foram o acesso à internet e à tecnologia de qualidade, o acesso ao texto impresso, o custo do deslocamento das comunidades para receber as atividades. Por fim, a necessidade de políticas públicas específicas e diferenciadas para a juventude ribeirinha, para que estes não sejam excluídos do acesso ao ensino médio ou que sua permanência dependa apenas de suas estratégias de sobrevivência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Desafios do Acesso ao ensino médio pelos jovens das comunidades ribeirinhas.pdf | 785,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons