Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Discriminação racial em âmbito escolar: um estudo de caso na cidade de Xinguara/PA |
metadata.dc.creator: | SILVA, Jéssica Lorrayne da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Bruno |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Jéssica Lorrayne da. Discriminação racial em âmbito escolar: um estudo de caso na cidade de Xinguara/PA. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História, Xinguara, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho aborda a discriminação no espaço escolar, mormente o racismo. Busca-se debater que, apesar das Ações Afirmativas desenvolvidas ao longo dos últimos quinze anos, ainda é possível encontrar episódios preconceituosos entre colegas de sala de aula. O racismo e a injúria racial são os mais impactantes no dia a dia de ambientes que deveriam garantir um espaço de pluralidade e de inclusão. Através da análise de entrevistas, das abordagens dos livros didáticos no que tange ao Ensino de História para as Relações Étnico-Raciais e das metodologias aplicadas para se trabalhar a questão racial com os alunos, esforça-se por uma análise que vise apontar os impactos nas salas de aula de Xinguara da Lei 10.639 (2003). Além disso, pretende-se mostrar como os diferentes racismos arraigados nesses espaços, em perspectiva de longa duração histórica, são o grande desafio para os docentes do Ensino Básico na atualidade. |
Abstract: | This paper addresses discrimination in the school environment, especially racism. Despite the affirmative actions developed over the last fifteen years, it is still possible to find prejudiced episodes among classmates. Racism and racial injury are the most striking in everyday environments that should guarantee a space of plurality and inclusion. Through the analysis of interviews, the textbook approaches regarding the Teaching of History for the Ethnic-Racial Relations and the methodologies applied to work the racial issue with the students, it strives for an analysis that aims to point out the impacts on the Xinguara classrooms of Law 10.639 (2003). In addition, it is intended to show how the different racisms rooted in these spaces, from a long historical perspective, are the great challenge for teachers of basic education today. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848 |
Keywords: | Racismo Discriminação racial na educação História - Estudo e ensino Relações étnico-raciais |
metadata.dc.source: | CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Discriminação racial em âmbito escolar um estudo de caso na cidade de Xinguara-PA.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License