Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Discriminação racial em âmbito escolar: um estudo de caso na cidade de Xinguara/PA
metadata.dc.creator: SILVA, Jéssica Lorrayne da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Bruno
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Jéssica Lorrayne da. Discriminação racial em âmbito escolar: um estudo de caso na cidade de Xinguara/PA. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História, Xinguara, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a discriminação no espaço escolar, mormente o racismo. Busca-se debater que, apesar das Ações Afirmativas desenvolvidas ao longo dos últimos quinze anos, ainda é possível encontrar episódios preconceituosos entre colegas de sala de aula. O racismo e a injúria racial são os mais impactantes no dia a dia de ambientes que deveriam garantir um espaço de pluralidade e de inclusão. Através da análise de entrevistas, das abordagens dos livros didáticos no que tange ao Ensino de História para as Relações Étnico-Raciais e das metodologias aplicadas para se trabalhar a questão racial com os alunos, esforça-se por uma análise que vise apontar os impactos nas salas de aula de Xinguara da Lei 10.639 (2003). Além disso, pretende-se mostrar como os diferentes racismos arraigados nesses espaços, em perspectiva de longa duração histórica, são o grande desafio para os docentes do Ensino Básico na atualidade.
Abstract: This paper addresses discrimination in the school environment, especially racism. Despite the affirmative actions developed over the last fifteen years, it is still possible to find prejudiced episodes among classmates. Racism and racial injury are the most striking in everyday environments that should guarantee a space of plurality and inclusion. Through the analysis of interviews, the textbook approaches regarding the Teaching of History for the Ethnic-Racial Relations and the methodologies applied to work the racial issue with the students, it strives for an analysis that aims to point out the impacts on the Xinguara classrooms of Law 10.639 (2003). In addition, it is intended to show how the different racisms rooted in these spaces, from a long historical perspective, are the great challenge for teachers of basic education today.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848
Keywords: Racismo
Discriminação racial na educação
História - Estudo e ensino
Relações étnico-raciais
metadata.dc.source: CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:Curso de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Discriminação racial em âmbito escolar um estudo de caso na cidade de Xinguara-PA.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI