Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1925
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação domiciliar em questão na sociedade brasileira e a negação da Pedagogia como Ciência |
Autor(es): | CRUZ, Liandra Vitória Silva |
Primeiro Orientador: | ALVES, Davison Hugo Rocha |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | CRUZ, Liandra Vitória Silva. A educação domiciliar em questão na sociedade brasileira e a negação da Pedagogia como Ciência. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1925. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica documental de uma temática estruturada ao longo do curso, abordando a crescente movimentação para a implementação e regulamentação da educação domiciliar no Brasil, mais conhecida como homeschooling. Queremos evidenciar o debate da luta de classes presente no atual debate educacional brasileiro, há no país hoje uma disputa sobre como a educação deve ser, uma constante luta entre a legislação educacional brasileira e a vontade da família em ensinar seus filhos fora do âmbito escolar, são duas visões que se contrapõe, uma que tem como objetivo a escola democrática, plural, inclusiva e que, apesar de não ser perfeita, tenta apartar os grupos sociais, e outra que inviabiliza a escola como ambiente para o exercício efetivo da educação, a escola passa a ser questionada por grupos conservadores de direita, a partir da proposta da educação domiciliar no país que surgem com mais força a partir de uma onda conservadora após as manifestações de junho de 2013. Além disso, a monografia apresenta as contradições dos PL 3261/2015 e 3262/2019 em relação à Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. A grande questão aqui exposta é necessidade de demonstrar como há uma crescente vontade em negar a pedagogia como ciência e a parte fundamental no processo de ensino-aprendizado, esta monografia apresenta seu posicionamento contrário à educação domiciliar e o apoio à escola em defesa de uma educação plural, inclusiva e socializadora. |
Abstract: | The present work is the result of a documentary bibliographical research of a theme structured throughout the course, addressing the growing movement for the implementation and regulation of home education in Brazil, better known as homeschooling. We want to highlight the debate of class struggle present in the current Brazilian educational debate. There is a dispute in the country today about how education should be, a constant struggle between the Brazilian educational legislation and the family's desire to teach their children outside the school environment, The school starts to be questioned by conservative right-wing groups, from the proposal of home education in the country that arise with more force from a conservative wave after the demonstrations of June 2013. In addition, this monograph presents the contradictions of PL 3261/2015 and 3262/2019 in relation to the Federal Constitution of 1988 and the Law of Directives and Bases of Education of 1996. The big question exposed here is the need to demonstrate how a growing desire to deny pedagogy as a science and the fundamental part in the teaching-learning process, this monograph presents its position in the opposition to home education and support in defense of a plural education, inclusive and socializing. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1925 |
Palavras-chave: | Ensino básico domiciliar Educação Famílias Ensino - Legislação Escolas Conservantismo |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A educação domiciliar em questão....pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons