Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1926
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas e espaços de leitura escolar: um estudo em marabá, PA |
Autor(es): | VASCONCELOS, Emanuella de Jesus |
Primeiro Orientador: | TEIXEIRA JR., Tiese Rodrigues |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | VASCONCELOS, Emanuella de Jesus. Práticas e espaços de leitura escolar: um estudo em marabá, PA. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1926. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa baseada nas práticas de leitura em sala de aula, a qual busquei identificar o espaço escolar como um local socialmente marcado para a prática da leitura. Além disso, foi possível compreender o papel dos pais e professores para orientar esse processo. A pesquisa é de natureza qualitativa e fez uso de entrevistas abertas, que foram gravadas e depois transcritas. Teoricamente, dialogamos com Zilberman (2012) e Lacerda (2002). O trabalho ouviu professoras alfabetizadoras de uma escola da rede pública de ensino de Marabá, Pa, e aponta que estas desenvolvem suas atividades em sintonia com os debates macros que cercam o tema em foco. O espaço identificado é composto por elementos que promovem a prática da leitura e consolida a escola como seu espaço socioeducativo prinicpal. |
Abstract: | This paper is the result of a research based on reading practices in the classroom, which I sought to identify the school space as a socially marked place for the practice of reading. In addition, it was possible to understand the role of parents and teachers in guiding this process. The research is qualitative in nature and made use of open interviews, which were recorded and then transcribed. Theoretically, we dialogued with Zilberman (2012) and Lacerda (2002). The work heard literacy teachers from a public school in Marabá, Pa, and points out that they develop their activities in line with the macro debates that surround the theme in focus. The space identified is composed of elements that promote the practice of reading and consolidates the school as its main socio-educational space. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1926 |
Palavras-chave: | Leitura – Marabá (PA) Alfabetização Salas de leitura Aprendizagem Incentivo à leitura Ambiente escolar |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Práticas e espaços de leitura escolar.pdf | 570,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons