Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1930
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Conflitos familiares e cotidiano escolar: o que dizem as docentes? |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA NETA, Adriana Pereira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | TEIXEIRA JR., Tiese Rodrigues |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | OLIVEIRA NETA, Adriana Pereira de. Conflitos familiares e cotidiano escolar: o que dizem as docentes?. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1930. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, trata de conflitos familiares e cotidiano escolar. O objetivo é analisar a interferência dos conflitos familiares e as consequências desses na vida escolar dos alunos em uma escola de ensino fundamental. A metodologia é qualitativa realizada através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas abertas com professoras da rede pública de ensino de Marabá, Pa. O referencial teórico está baseado na sociologia da educação, na cultura e na antropologia. A pesquisa mostra que existe relação direta entre os conflitos familiares e os processos educativos. Como possíveis caminhos, a pesquisa mostra que o diálogo é apresentado como um recurso possível de aproximar a família da escola e promover a mediação nessa realidade. |
Abstract: | This Course Conclusion Work, TCC, deals with family conflicts and school routine. The objective is to analyze the interference of family conflicts and the consequences of these in the school life of students in an elementary school. The methodology is qualitative carried out through bibliographic research and field research. Open interviews were conducted with teachers from the public school system in Marabá, Pa. The theoretical framework is based on the sociology of education, culture and anthropology. Research shows that there is a direct relationship between family conflicts and educational processes. As possible paths, the research shows that dialogue is presented as a possible resource to bring the family closer to the school and promote mediation in this reality. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1930 |
Keywords: | Sociologia educacional Jovens e violência Escolas Ambiente de sala de aula Professores e alunos Educação - Finalidades e objetivos Famílias com problemas |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Conselhos tutelares de Marabá.pdf | 861,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License