Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1930
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Conflitos familiares e cotidiano escolar: o que dizem as docentes?
metadata.dc.creator: OLIVEIRA NETA, Adriana Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: TEIXEIRA JR., Tiese Rodrigues
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA NETA, Adriana Pereira de. Conflitos familiares e cotidiano escolar: o que dizem as docentes?. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1930. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, trata de conflitos familiares e cotidiano escolar. O objetivo é analisar a interferência dos conflitos familiares e as consequências desses na vida escolar dos alunos em uma escola de ensino fundamental. A metodologia é qualitativa realizada através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas abertas com professoras da rede pública de ensino de Marabá, Pa. O referencial teórico está baseado na sociologia da educação, na cultura e na antropologia. A pesquisa mostra que existe relação direta entre os conflitos familiares e os processos educativos. Como possíveis caminhos, a pesquisa mostra que o diálogo é apresentado como um recurso possível de aproximar a família da escola e promover a mediação nessa realidade.
Abstract: This Course Conclusion Work, TCC, deals with family conflicts and school routine. The objective is to analyze the interference of family conflicts and the consequences of these in the school life of students in an elementary school. The methodology is qualitative carried out through bibliographic research and field research. Open interviews were conducted with teachers from the public school system in Marabá, Pa. The theoretical framework is based on the sociology of education, culture and anthropology. Research shows that there is a direct relationship between family conflicts and educational processes. As possible paths, the research shows that dialogue is presented as a possible resource to bring the family closer to the school and promote mediation in this reality.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1930
Keywords: Sociologia educacional
Jovens e violência
Escolas
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Educação - Finalidades e objetivos
Famílias com problemas
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Conselhos tutelares de Marabá.pdf861,27 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI