Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1966
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Letramento literário nos anos finais do ensino fundamental: práticas para a formação do leitor no 9º ano |
metadata.dc.creator: | BELFORT, Eduarda Maciel |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SANTOS, Mirian Cristina dos |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | BELFORT, Eduarda Maciel. Letramento literário nos anos finais do ensino fundamental: práticas para a formação do leitor no 9º ano. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de São Félix do Xingu, Instituto de Estudos do Xingu, Faculdade de Letras e Educação, Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, São Félix do Xingu, 2022. Disponível em: <>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia pretende refletir sobre a importância da democratização da literatura, a partir dos resultados da aplicação do Projeto de intervenção Práticas para a formação do leitor no 9° ano do Ensino Fundamental. O corpus selecionado para a pesquisa foi o conto “A Caligrafia de Deus”, do escritor amazonense Márcio Souza. A escolha dessa narrativa está ancorada na consonância da realidade desses estudantes de educação básica, a qual foi muito importante para o desenvolvimento deste trabalho. Este projeto foi aplicado na Escola Pássaro Azul, do município de São Félix do Xingu-PA, baseado na metodologia da pesquisa-ação e fundamentado na sequência didática de Rildo Cosson (2010). A base dessa proposta foi oportunizar a leitura literária, promover o letramento literário e contribuir para a formação de leitores críticos. Os principais teóricos que embasam esta monografia são: Rildo Cosson (2010), que é o eixo norteador para o ensino de literatura na educação básica através da Sequência Didática; Magda Soares (2010), precursora nas reflexões sobre letramento literário; Antonio Candido (1995), que traz a literatura enquanto direito imprescindível; e Regina Zilberman (2012), que nos oferece informações pertinentes sobre a leitura no Brasil. |
Abstract: | This monograph intends to reflect on the importance of the democratization of literature, from the results of the application of the Intervention Project Práticas para a formação do leitor no 9° ano do Ensino Fundamental. The corpus selected for the research was the short story “A Caligrafia de Deus”, by the Amazonian writer Márcio Souza. The choice of this narrative is anchored in the reality of the students, which was very important for the development of this search. This project was applied at the Pássaro Azul School, in the municipality of São Félix do Xingu-PA. The basis of this proposal is to provide opportunities for literary reading, promote literary literacy and contribute to the formation of critical readers. The main theorists that support this monograph are: Rildo Cosson, who is the guiding principle for the teaching of literature in basic education through the Didactic Sequence; Magda Soares, a pioneer in reflections on literary literacy; Antonio Candido, who brings literature as an essential right; and Regina Zilberman, who offers us pertinent information about reading in Brazil. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1966 |
Keywords: | Leitura (Ensino fundamental) - São Felix do Xingu (PA) Incentivo à leitura Literatura - Estudo e ensino Letramento Literatura - Amazonas |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de Letras - Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Letramento literário nos anos finais do ensino fundamental práticas para a formação do leitor no 9º ano.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License