Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Lusimara Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T21:25:56Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T21:25:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lusimara Lima da. Memorial de formação: narrativa e memória entrelaçadas no tecido do esquecimento. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, 2022. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2142>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2142 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Memória autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Silva, Lusimara Lima da, 1994 - Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Memorial de formação: narrativa e memória entrelaçadas no tecido do esquecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PAULO, João Pedro Antunes de | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência estudantil e profissional da autora na forma de um memorial de formação. Para tanto, é apresentada uma breve reflexão sobre a compreensão de memorial adotada, bem como apontamentos sobre memória e narrativa. A experiência narrada avança desde a relação familiar, destacando o importante papel desempenhado pela mãe da autora em seu processo formativo, atravessa os anos da Educação Básica, descrevendo a relação com os contextos sociais, em seus aspectos interpessoais e geográficos, atravessa, também, os anos que compreendem o início do curso de graduação e finaliza com o relato sobre o início da vida profissional da autora. Nessa narrativa, o caráter pessoal, característica do estilo memorial, é fonte para fomentar discussões sobre as dinâmicas sociais e lutas enfrentadas no processo formativo de sujeitos do campo em processos de formação no campo. O texto se encerra com considerações sobre a escrita do trabalho de conclusão de curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Memorial de formação narrativa e memória entrelaçadas.pdf | 455,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons