Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorPOWELL, Arthur B.-
dc.creatorGRAFF, Brenda Reche-
dc.date.accessioned2023-01-26T13:08:39Z-
dc.date.available2023-01-26T13:08:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGRAFF, Brenda Reche. Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva. 2023. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2195. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195-
dc.description.abstractThis article aims to identify theses and dissertations produced in Brazil, Portugal and the United States with a focus on matheracy. The bibliographic research used the descriptors in Portuguese materacia and matemacia; and the descriptors in English matheracy, mathemacy and literacy in math. The databases were CAPES, BDTD, RCAAP and PROQUEST. After curating the results, 20 papers were selected, including 12 dissertations and 8 theses. Our analyzes showed that in the countries surveyed there is a small number of researchers who discuss the topic, and that D'Ambrosio and Skovsmose were present in the theoretical references of the works whose main focus is mathematicity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização da matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleMateracia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1RIPARDO, Ronaldo Barros-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo identificar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia. A pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou os descritores em língua portuguesa materacia e matemacia; e os descritores em língua inglesa matheracy, mathemacy e literacy in math. Os bancos de dados foram CAPES, BDTD, RCAAP e PROQUEST. Terminada a curadoria dos resultados, foram selecionados 20 trabalhos, entre eles, 12 dissertações e 8 teses. Nossas análises mostraram que nos países pesquisados existe uma pequena quantidade de pesquisadores que discutem o tema, e que D’Ambrosio e Skovsmose estavam presentes nos referenciais teóricos dos trabalhos cujo foco principal é a materacia.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
Aparece nas coleções:PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISEERTAÇÂO_Materacia e literacia-uma abordagem.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI