Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | POWELL, Arthur B. | - |
dc.creator | GRAFF, Brenda Reche | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T13:08:39Z | - |
dc.date.available | 2023-01-26T13:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | GRAFF, Brenda Reche. Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva. 2023. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2195. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195 | - |
dc.description.abstract | This article aims to identify theses and dissertations produced in Brazil, Portugal and the United States with a focus on matheracy. The bibliographic research used the descriptors in Portuguese materacia and matemacia; and the descriptors in English matheracy, mathemacy and literacy in math. The databases were CAPES, BDTD, RCAAP and PROQUEST. After curating the results, 20 papers were selected, including 12 dissertations and 8 theses. Our analyzes showed that in the countries surveyed there is a small number of researchers who discuss the topic, and that D'Ambrosio and Skovsmose were present in the theoretical references of the works whose main focus is mathematicity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização da matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIPARDO, Ronaldo Barros | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo identificar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia. A pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou os descritores em língua portuguesa materacia e matemacia; e os descritores em língua inglesa matheracy, mathemacy e literacy in math. Os bancos de dados foram CAPES, BDTD, RCAAP e PROQUEST. Terminada a curadoria dos resultados, foram selecionados 20 trabalhos, entre eles, 12 dissertações e 8 teses. Nossas análises mostraram que nos países pesquisados existe uma pequena quantidade de pesquisadores que discutem o tema, e que D’Ambrosio e Skovsmose estavam presentes nos referenciais teóricos dos trabalhos cujo foco principal é a materacia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFESSPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISEERTAÇÂO_Materacia e literacia-uma abordagem.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons