Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva
metadata.dc.creator: GRAFF, Brenda Reche
metadata.dc.contributor.advisor1: RIPARDO, Ronaldo Barros
Issue Date: 2023
Citation: GRAFF, Brenda Reche. Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva. 2023. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2195. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia. A pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou os descritores em língua portuguesa materacia e matemacia; e os descritores em língua inglesa matheracy, mathemacy e literacy in math. Os bancos de dados foram CAPES, BDTD, RCAAP e PROQUEST. Terminada a curadoria dos resultados, foram selecionados 20 trabalhos, entre eles, 12 dissertações e 8 teses. Nossas análises mostraram que nos países pesquisados existe uma pequena quantidade de pesquisadores que discutem o tema, e que D’Ambrosio e Skovsmose estavam presentes nos referenciais teóricos dos trabalhos cujo foco principal é a materacia.
Abstract: This article aims to identify theses and dissertations produced in Brazil, Portugal and the United States with a focus on matheracy. The bibliographic research used the descriptors in Portuguese materacia and matemacia; and the descriptors in English matheracy, mathemacy and literacy in math. The databases were CAPES, BDTD, RCAAP and PROQUEST. After curating the results, 20 papers were selected, including 12 dissertations and 8 theses. Our analyzes showed that in the countries surveyed there is a small number of researchers who discuss the topic, and that D'Ambrosio and Skovsmose were present in the theoretical references of the works whose main focus is mathematicity.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Alfabetização da matemática
Professores de matemática - Formação
Prática de ensino
Publisher: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISEERTAÇÂO_Materacia e literacia-uma abordagem.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI