Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195
Tipo: Dissertação
Título: Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva
Autor(es): GRAFF, Brenda Reche
Primeiro Orientador: RIPARDO, Ronaldo Barros
Data do documento: 2023
Citação: GRAFF, Brenda Reche. Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva. 2023. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2195. Acesso em:
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia. A pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou os descritores em língua portuguesa materacia e matemacia; e os descritores em língua inglesa matheracy, mathemacy e literacy in math. Os bancos de dados foram CAPES, BDTD, RCAAP e PROQUEST. Terminada a curadoria dos resultados, foram selecionados 20 trabalhos, entre eles, 12 dissertações e 8 teses. Nossas análises mostraram que nos países pesquisados existe uma pequena quantidade de pesquisadores que discutem o tema, e que D’Ambrosio e Skovsmose estavam presentes nos referenciais teóricos dos trabalhos cujo foco principal é a materacia.
Abstract: This article aims to identify theses and dissertations produced in Brazil, Portugal and the United States with a focus on matheracy. The bibliographic research used the descriptors in Portuguese materacia and matemacia; and the descriptors in English matheracy, mathemacy and literacy in math. The databases were CAPES, BDTD, RCAAP and PROQUEST. After curating the results, 20 papers were selected, including 12 dissertations and 8 theses. Our analyzes showed that in the countries surveyed there is a small number of researchers who discuss the topic, and that D'Ambrosio and Skovsmose were present in the theoretical references of the works whose main focus is mathematicity.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2195
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Alfabetização da matemática
Professores de matemática - Formação
Prática de ensino
Editor: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Sigla da Instituição: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISEERTAÇÂO_Materacia e literacia-uma abordagem.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI