Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2227
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida |
Other Titles: | Produto Educacional |
metadata.dc.creator: | CABRAL, Carlos Rogério Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | NOVAIS, Andréa de Lima Ferreira |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | CABRAL, Carlos Rogério Gomes. Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida (Produto Educacional). 2022. 37 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2227. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho é resultado de um apanhado das contribuições pedagógicas didático- metodológicas do uso das novas tecnologias, especificamente, os sensores robóticos para aplicação de abordagens dos conceitos básicos acerca de fenômenos que envolvem o efeito fotoelétrico. Nesse sentido, apresenta-se como objetivo deste, um projeto experimental com, a construção de um kit didático como ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, podendo ser utilizado pelos professores de ensino básico como suporte para a Física Moderna, fazendo uso das contribuições dos modelos de aprendizagem significativa, Ausubel (1968) e Moreira (2012), do ensino híbrido (MORAN, 2017), e do Campo de Integração Curricular (CIC) em escolas de tempo integral nos anos finais do ensino fundamental. Dentre os teóricos utilizados na pesquisa estão, além dos citados acima, destaca-se Caruso (2006), Eisberg (1979) e Präs (2012), dentre outros. |
Abstract: | This work is the result of an overview of the didactic-methodological pedagogical contributions of the use of new technologies, specifically, robotic sensors for application and approaches to basic concepts about phenomena involving the photoelectric effect. In this sense, an experimental project is presented with the construction of a didactic kit as a facilitating tool for the teaching-learning process of the photoelectric effect using the inverted classroom methodology, which can be used by elementary school teachers as support for Modern Physics, making use of the contributions of meaningful learning models, Ausubel (1968) and Moreira (2012), blended learning (MORAN, 2017), and Curricular Integration Fields (CIF) in full-time schools at the end of elementary school. Among the theorists used in the research are, in addition to those mentioned above, Caruso (2006), Eisberg (1979) and Präs (2012), among others. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2227 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Física - Estudo e ensino Didática Sala de aula invertida Fotoeletricidade |
Publisher: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Kit didático como ferramenta facilitadora.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License