Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Antonia Soares dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T13:40:13Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T13:40:13Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Antonia Soares dos. Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315 | - |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual - educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Diogenes Henrique de Siqueira | - |
dc.description.resumo | A elaboração de materiais adaptados tem como principal objetivo fomentar uma educação inclusiva, simplificando a troca de conhecimentos entre educadores e alunos. Apesar de terem sido concebidos com foco nos alunos com deficiência visual, esses recursos têm a capacidade de beneficiar toda a classe estudantil. O educador, ao compreender a singularidade de cada aluno, simplifica o processo de ensino-aprendizagem, e um elemento crucial para isso é o envolvimento com as famílias. Ficou evidente que os alunos com deficiência visual não participam regularmente das aulas, o que interfere em sua progressão educacional. À medida que o educador adquire um conhecimento mais profundo do aluno, incluindo suas aptidões e desafios, a comunicação e a transmissão de conhecimento ocorrem de maneira mais fluida e orgânica. O professor munido dessas percepções fará um melhor trabalho e se o aluno estiver familiarizado com o ambiente escolar e um material adaptado receberá com mais fidelidade o conteúdo estudado. Então, este trabalho vem mostrar que é possível utilizar materiais de baixo custo, reciclável, e de longa durabilidade para proporcionar tais habilidades de inclusão e assim evitar a evasão escolar daqueles que tem os mesmos direitos ao aprendizado. | pt_BR |
Appears in Collections: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-Antonia Soares dos Santos.pdf | 7,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License