Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II
metadata.dc.creator: SANTOS, Antonia Soares dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Diogenes Henrique de Siqueira
Issue Date: 2023
Citation: SANTOS, Antonia Soares dos. Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A elaboração de materiais adaptados tem como principal objetivo fomentar uma educação inclusiva, simplificando a troca de conhecimentos entre educadores e alunos. Apesar de terem sido concebidos com foco nos alunos com deficiência visual, esses recursos têm a capacidade de beneficiar toda a classe estudantil. O educador, ao compreender a singularidade de cada aluno, simplifica o processo de ensino-aprendizagem, e um elemento crucial para isso é o envolvimento com as famílias. Ficou evidente que os alunos com deficiência visual não participam regularmente das aulas, o que interfere em sua progressão educacional. À medida que o educador adquire um conhecimento mais profundo do aluno, incluindo suas aptidões e desafios, a comunicação e a transmissão de conhecimento ocorrem de maneira mais fluida e orgânica. O professor munido dessas percepções fará um melhor trabalho e se o aluno estiver familiarizado com o ambiente escolar e um material adaptado receberá com mais fidelidade o conteúdo estudado. Então, este trabalho vem mostrar que é possível utilizar materiais de baixo custo, reciclável, e de longa durabilidade para proporcionar tais habilidades de inclusão e assim evitar a evasão escolar daqueles que tem os mesmos direitos ao aprendizado.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315
Keywords: Educação inclusiva
Deficiente visual - educação
Educação especial
Ciências - estudo e ensino
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Antonia Soares dos Santos.pdf7,55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI