Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da arte
metadata.dc.creator: CARNEIRO, João Mateus Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: POSSAS, Iris Maria de Moura
Issue Date: 2023
Citation: CARNEIRO, João Mateus Carvalho. Ensino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da arte. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Atentando a importância de um ensino de ciências inclusivo para alunos com deficiência visual, revisamos alguns artigos relacionados ao tema: alunos com deficiência visual e ensino de ciências no fundamental II, com objetivo de compreender como os autores percebem a participação dos estudantes em suas pesquisas. Destacamos os desafios e as estratégias que os trabalhos consideram em relação ao tema. Analisamos sete periódicos relacionados com o Ensino de Ciências, no recorte de tempo de 2012 a 2022. Selecionamos apenas quatro publicações de um universo de 4.131. Em geral, todas as pesquisas apresentam desafios e estratégias comuns, destacando a necessidade de formação dos professores da área de ciências. A participação ativa dos sujeitos com deficiência visual foi identificada em três trabalhos, sendo que apenas um valorizou as histórias de vida.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348
Keywords: Ciências (Ensino fundamental) – Estudo e ensino
Pessoas com deficiência visual – Educação
Educação especial
Educação inclusiva
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-João Mateus Carvalho Carneiro.pdf978,99 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI