Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARNEIRO, João Mateus Carvalho-
dc.date.accessioned2024-09-26T20:09:25Z-
dc.date.available2024-09-26T20:09:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARNEIRO, João Mateus Carvalho. Ensino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da arte. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visual – Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleEnsino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1POSSAS, Iris Maria de Moura-
dc.description.resumoAtentando a importância de um ensino de ciências inclusivo para alunos com deficiência visual, revisamos alguns artigos relacionados ao tema: alunos com deficiência visual e ensino de ciências no fundamental II, com objetivo de compreender como os autores percebem a participação dos estudantes em suas pesquisas. Destacamos os desafios e as estratégias que os trabalhos consideram em relação ao tema. Analisamos sete periódicos relacionados com o Ensino de Ciências, no recorte de tempo de 2012 a 2022. Selecionamos apenas quatro publicações de um universo de 4.131. Em geral, todas as pesquisas apresentam desafios e estratégias comuns, destacando a necessidade de formação dos professores da área de ciências. A participação ativa dos sujeitos com deficiência visual foi identificada em três trabalhos, sendo que apenas um valorizou as histórias de vida.pt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-João Mateus Carvalho Carneiro.pdf978,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI