Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CARNEIRO, João Mateus Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T20:09:25Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T20:09:25Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, João Mateus Carvalho. Ensino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da arte. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348 | - |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual – Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | POSSAS, Iris Maria de Moura | - |
dc.description.resumo | Atentando a importância de um ensino de ciências inclusivo para alunos com deficiência visual, revisamos alguns artigos relacionados ao tema: alunos com deficiência visual e ensino de ciências no fundamental II, com objetivo de compreender como os autores percebem a participação dos estudantes em suas pesquisas. Destacamos os desafios e as estratégias que os trabalhos consideram em relação ao tema. Analisamos sete periódicos relacionados com o Ensino de Ciências, no recorte de tempo de 2012 a 2022. Selecionamos apenas quatro publicações de um universo de 4.131. Em geral, todas as pesquisas apresentam desafios e estratégias comuns, destacando a necessidade de formação dos professores da área de ciências. A participação ativa dos sujeitos com deficiência visual foi identificada em três trabalhos, sendo que apenas um valorizou as histórias de vida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-João Mateus Carvalho Carneiro.pdf | 978,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons