Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da arte
Autor(es): CARNEIRO, João Mateus Carvalho
Primeiro Orientador: POSSAS, Iris Maria de Moura
Data do documento: 2023
Citação: CARNEIRO, João Mateus Carvalho. Ensino de ciências e os alunos com deficiência visual: um estudo do estado da arte. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348. Acesso em:
Resumo: Atentando a importância de um ensino de ciências inclusivo para alunos com deficiência visual, revisamos alguns artigos relacionados ao tema: alunos com deficiência visual e ensino de ciências no fundamental II, com objetivo de compreender como os autores percebem a participação dos estudantes em suas pesquisas. Destacamos os desafios e as estratégias que os trabalhos consideram em relação ao tema. Analisamos sete periódicos relacionados com o Ensino de Ciências, no recorte de tempo de 2012 a 2022. Selecionamos apenas quatro publicações de um universo de 4.131. Em geral, todas as pesquisas apresentam desafios e estratégias comuns, destacando a necessidade de formação dos professores da área de ciências. A participação ativa dos sujeitos com deficiência visual foi identificada em três trabalhos, sendo que apenas um valorizou as histórias de vida.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2348
Palavras-chave: Ciências (Ensino fundamental) – Estudo e ensino
Pessoas com deficiência visual – Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-João Mateus Carvalho Carneiro.pdf978,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI