Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2359
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Desafios e perspectivas dos professores de química no município de Marabá-PA durante o ensino emergencial remoto na pandemia da covid-19 |
metadata.dc.creator: | SOUSA JÚNIOR, José Airton de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SOUSA JÚNIOR, José Airton de. Desafios e perspectivas dos professores de química no município de Marabá-PA durante o ensino emergencial remoto na pandemia da covid-19. 50 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2359. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A pandemia da covid-19 resultou no fechamento presencial, das instituições de ensino no Brasil o que obrigou a substituição do modelo tradicional de ensino para o ensino on-line e remoto, sistema de ensino pouco experimentado. Esta transição não foi fácil, em virtude das adversidades impostas pelo contexto completamente atípico, marcado pelo medo, incertezas, dúvidas e expectativas. Este estudo objetivou analisar os desafios enfrentados pelos professores, especialmente os de Química, que atuam nas escolas públicas e particulares do município de Marabá-PA e suas percepções sobre o processo de ensino durante o ensino remoto emergencial. Para tal propósito, foi realizada como abordagem metodológica à pesquisa de campo qualitativo/quantitativo, elaboração de questionário estruturado através da entrevista prévia com seis professores e aplicação do questionário sobre as percepções dos professores e os impactos causados pelo ensino on-line emergencial. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar que 58,82% dos entrevistados possuíam dificuldades em atuar no ensino remoto, além da questão financeira ser impedimento para 88,2%. Outro destaque importante foi que 41,2% dos professores não passaram por treinamento para utilização dos recursos tecnológicos de ensino, o que pode ser motivo para os dados relativos às dificuldades vivenciadas pelos docentes, 41,2% destacaram falta de motivação o que pode ter como reflexo os 88,2% que apontaram o desinteresse do aluno com o ensino. Sobre a perspectiva exclusiva dos docentes que ensinam química os principais problemas enfrentados foram a falta de domínio dos recursos tecnológicos, carga horária de trabalho ampliada motivada pelo aprendizado das plataformas de ensino, elaboração de conteúdo, avaliações, correções e a exaustão ocasionada pelas inúmeras atividades extras que surgiram, além de destacarem que não houve por parte das escolas nenhuma atitude para lidar com os efeitos da covid-19, o que para os entrevistados resultou no reduzido aproveitamento dos estudantes sobre assuntos importantes na área de química. Entretanto, evidenciaram o enriquecimento pessoal e profissional, ocasionada pela descoberta e aquisição de novos conhecimentos, utilização de novas plataformas de ensino e de metodologias nunca experimentadas. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2359 |
Keywords: | Química - Estudo e ensino - Marabá (PA) Professores – Estudo e ensino - Marabá (PA) Pesquisa educacional. 4. Ensino remoto |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Airton de Sousa Junior.pdf | 481,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License