Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Kéllem do Rosário Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T14:57:08Z | - |
dc.date.available | 2024-09-27T14:57:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kéllem do Rosário Ferreira da. Utilização de sequência didática como alternativa para o ensino aprendizagem de cinética química. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2023. Disponível em: .Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2364 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Química (Ensino médio) – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Utilização de sequência didática como alternativa para o ensino aprendizagem de cinética química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de | - |
dc.description.resumo | A disciplina de química no ensino médio, têm a problemática de possuir a fama de ser uma disciplina monótona e de grande dificuldade para os alunos. Considerando esta lacuna, o presente trabalho buscou, a partir do uso de uma sequência didática baseada na contextualização e na utilização das metodologias ativas, contribuir com o ensino de química, com o intuito de facilitar a compreensão e diálogo entre professores e alunos, além de ajudar na interação entre os envolvidos. Desta forma, o conteúdo central escolhido para o presente trabalho foi Cinética Química, um conteúdo considerado muito difícil pelos alunos, por não possuir visualização e por ser repleto de cálculos. Já para alguns professores, a cinética química é considerado um dos conteúdos mais difíceis de ser abordado no 2º ano. Com isso, a pesquisa tem como objetivo geral, elaborar e avaliar a eficiência do uso de uma sequência didática no processo de ensino aprendizagem para a temática cinética química. A construção desta sequência didática abrangeu quatro momentos pedagógicos: a problematização, a organização do conhecimento, a aplicação do conhecimento e a avaliação. Em todas as aulas a contextualização foi utilizada a fim de aproximar o conteúdo com o cotidiano do aluno, com o intuito de facilitar a aprendizagem e despertar o interesse dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Cursino de Azevedo, por meio de cinco questionários aplicados no final das aulas. Os resultados analisados indicam que a maioria dos alunos passaram a gostar mais da disciplina de química, a achar que a química tem importância na sua vida e que as atividades alternativas ajudaram na compreensão do conteúdo de cinética química. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ Utilização de sequência didática.pdf | 17,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons