Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2364
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Utilização de sequência didática como alternativa para o ensino aprendizagem de cinética química
metadata.dc.creator: SILVA, Kéllem do Rosário Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, Kéllem do Rosário Ferreira da. Utilização de sequência didática como alternativa para o ensino aprendizagem de cinética química. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2023. Disponível em: .Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A disciplina de química no ensino médio, têm a problemática de possuir a fama de ser uma disciplina monótona e de grande dificuldade para os alunos. Considerando esta lacuna, o presente trabalho buscou, a partir do uso de uma sequência didática baseada na contextualização e na utilização das metodologias ativas, contribuir com o ensino de química, com o intuito de facilitar a compreensão e diálogo entre professores e alunos, além de ajudar na interação entre os envolvidos. Desta forma, o conteúdo central escolhido para o presente trabalho foi Cinética Química, um conteúdo considerado muito difícil pelos alunos, por não possuir visualização e por ser repleto de cálculos. Já para alguns professores, a cinética química é considerado um dos conteúdos mais difíceis de ser abordado no 2º ano. Com isso, a pesquisa tem como objetivo geral, elaborar e avaliar a eficiência do uso de uma sequência didática no processo de ensino aprendizagem para a temática cinética química. A construção desta sequência didática abrangeu quatro momentos pedagógicos: a problematização, a organização do conhecimento, a aplicação do conhecimento e a avaliação. Em todas as aulas a contextualização foi utilizada a fim de aproximar o conteúdo com o cotidiano do aluno, com o intuito de facilitar a aprendizagem e despertar o interesse dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Cursino de Azevedo, por meio de cinco questionários aplicados no final das aulas. Os resultados analisados indicam que a maioria dos alunos passaram a gostar mais da disciplina de química, a achar que a química tem importância na sua vida e que as atividades alternativas ajudaram na compreensão do conteúdo de cinética química.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2364
Keywords: Química (Ensino médio) – Estudo e ensino
Prática de ensino
Cinética química
Didática
Appears in Collections:FAQUIM – Faculdade de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ Utilização de sequência didática.pdf17,99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI