Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorESPÍRITO SANTO, Maria Vitória Costa-
dc.date.accessioned2024-09-27T15:25:54Z-
dc.date.available2024-09-27T15:25:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationESPÍRITO SANTO, Maria Vitória Costa. O uso de experimentação e jogos lúdicos como alternativa para ensino da termoquímica. 51 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2023. Disponível em: . http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2365. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2365-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.titleO uso de experimentação e jogos lúdicos como alternativa para o ensino da termoquímicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de-
dc.description.resumoO ensino de Química nas escolas de ensino médio do Brasil vem enfrentando diversos desafios, tanto pelos professores quanto pelos alunos, que por sua vez, demonstram muitas dificuldades, em especial nas disciplinas de Ciências da Natureza, dentre elas a Química. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos, podemos destacar a dificuldade em contextualizar e relacionar os conhecimentos químicos com sua vida cotidiana. Além disso, outro fator que precisa ser considerado, é a dificuldade dos alunos com conteúdos que envolvam cálculos matemáticos. Dessa forma, é necessário a utilização de metodologias alternativas que façam o ensino de química se tornar cada vez mais significativo para o aluno. Pensando nisso, o presente trabalho desenvolveu uma sequência didática com foco no tema termoquímica, utilizando materiais e estratégias didáticas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Gaspar Vianna, em uma turma de 2º ano, com 25 alunos. De forma geral, a análise dos resultados indicaram que a utilização desse método de ensino os ajudou a fixar o conteúdo ensinado em sala de aula e a melhorar o seu conhecimento e interesse pela termoquímica, além de tornar as aulas mais divertidas e possibilitar uma aproximação mais efetiva com os seus colegas e com o professor. A partir disso, foi possível concluir que o uso de uma sequência didática no âmbito escolar é uma ótima ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem, além de criar momentos de interação entre os alunos e o professor.pt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_O uso de experimentação e jogos (1).pdf13,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI