Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2365
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O uso de experimentação e jogos lúdicos como alternativa para o ensino da termoquímica |
metadata.dc.creator: | ESPÍRITO SANTO, Maria Vitória Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | ESPÍRITO SANTO, Maria Vitória Costa. O uso de experimentação e jogos lúdicos como alternativa para ensino da termoquímica. 51 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2023. Disponível em: . http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2365. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de Química nas escolas de ensino médio do Brasil vem enfrentando diversos desafios, tanto pelos professores quanto pelos alunos, que por sua vez, demonstram muitas dificuldades, em especial nas disciplinas de Ciências da Natureza, dentre elas a Química. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos, podemos destacar a dificuldade em contextualizar e relacionar os conhecimentos químicos com sua vida cotidiana. Além disso, outro fator que precisa ser considerado, é a dificuldade dos alunos com conteúdos que envolvam cálculos matemáticos. Dessa forma, é necessário a utilização de metodologias alternativas que façam o ensino de química se tornar cada vez mais significativo para o aluno. Pensando nisso, o presente trabalho desenvolveu uma sequência didática com foco no tema termoquímica, utilizando materiais e estratégias didáticas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Gaspar Vianna, em uma turma de 2º ano, com 25 alunos. De forma geral, a análise dos resultados indicaram que a utilização desse método de ensino os ajudou a fixar o conteúdo ensinado em sala de aula e a melhorar o seu conhecimento e interesse pela termoquímica, além de tornar as aulas mais divertidas e possibilitar uma aproximação mais efetiva com os seus colegas e com o professor. A partir disso, foi possível concluir que o uso de uma sequência didática no âmbito escolar é uma ótima ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem, além de criar momentos de interação entre os alunos e o professor. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2365 |
Keywords: | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino Prática de ensino Didática Termoquímica |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_O uso de experimentação e jogos (1).pdf | 13,67 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License