Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T17:00:53Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T17:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição. Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura em Letras, Marabá, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/527>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Professores de línguas | pt_BR |
dc.title | Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | UCHÔA-FERNANDES, José Adjailson | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0926650544941674 | pt_BR |
dc.description.resumo | Língua Inglesa (LI) a respeito do Livro Didático (LD) no contexto da rede pública de Ensino do município de Marabá-PA. Para a elaboração do corpus, realizamos entrevistas com professores de Inglês da rede pública de ensino desta localidade, nas quais os educadores enunciaram a respeito de suas práticas docentes e do papel do LD nestas. Em nossa análise, partimos de pressupostos teóricos oriundos dos estudos discursivos sobre a linguagem e o sentido (Orlandi, 2002). Assim, tomamos a linguagem não como elemento transparente, mas como instância comunicativa em que o sujeito imprime suas marcas, sendo também afetado pela língua que pensa “dominar”. Pela análise dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados, pode-se entrever o estabelecimento de hierarquias entre LD e professores. Estas hierarquias parecem se fundamentar em relações de poder assimétricas (Foucault, 1971) entre professor e LD, as quais se materializam nas práticas adotadas e nas concepções de língua e ensino que permeiam o imaginário do sujeito-professor. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Know how, know what.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons