Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Johás Johnathan da Conceição-
dc.date.accessioned2019-05-13T17:00:53Z-
dc.date.available2019-05-13T17:00:53Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFERREIRA, Johás Johnathan da Conceição. Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura em Letras, Marabá, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/527>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectProfessores de línguaspt_BR
dc.titleKnow how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1UCHÔA-FERNANDES, José Adjailson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0926650544941674pt_BR
dc.description.resumoLíngua Inglesa (LI) a respeito do Livro Didático (LD) no contexto da rede pública de Ensino do município de Marabá-PA. Para a elaboração do corpus, realizamos entrevistas com professores de Inglês da rede pública de ensino desta localidade, nas quais os educadores enunciaram a respeito de suas práticas docentes e do papel do LD nestas. Em nossa análise, partimos de pressupostos teóricos oriundos dos estudos discursivos sobre a linguagem e o sentido (Orlandi, 2002). Assim, tomamos a linguagem não como elemento transparente, mas como instância comunicativa em que o sujeito imprime suas marcas, sendo também afetado pela língua que pensa “dominar”. Pela análise dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados, pode-se entrever o estabelecimento de hierarquias entre LD e professores. Estas hierarquias parecem se fundamentar em relações de poder assimétricas (Foucault, 1971) entre professor e LD, as quais se materializam nas práticas adotadas e nas concepções de língua e ensino que permeiam o imaginário do sujeito-professor.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Know how, know what.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI