Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático
metadata.dc.creator: FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: UCHÔA-FERNANDES, José Adjailson
Issue Date: 2010
Citation: FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição. Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura em Letras, Marabá, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/527>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Língua Inglesa (LI) a respeito do Livro Didático (LD) no contexto da rede pública de Ensino do município de Marabá-PA. Para a elaboração do corpus, realizamos entrevistas com professores de Inglês da rede pública de ensino desta localidade, nas quais os educadores enunciaram a respeito de suas práticas docentes e do papel do LD nestas. Em nossa análise, partimos de pressupostos teóricos oriundos dos estudos discursivos sobre a linguagem e o sentido (Orlandi, 2002). Assim, tomamos a linguagem não como elemento transparente, mas como instância comunicativa em que o sujeito imprime suas marcas, sendo também afetado pela língua que pensa “dominar”. Pela análise dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados, pode-se entrever o estabelecimento de hierarquias entre LD e professores. Estas hierarquias parecem se fundamentar em relações de poder assimétricas (Foucault, 1971) entre professor e LD, as quais se materializam nas práticas adotadas e nas concepções de língua e ensino que permeiam o imaginário do sujeito-professor.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526
metadata.dc.subject.cnpq: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino - Marabá (PA)
Livros didáticos
Professores de línguas
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Know how, know what.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI