Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático |
Autor(es): | FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição |
Primeiro Orientador: | UCHÔA-FERNANDES, José Adjailson |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição. Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura em Letras, Marabá, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/527>. Acesso em: |
Resumo: | Língua Inglesa (LI) a respeito do Livro Didático (LD) no contexto da rede pública de Ensino do município de Marabá-PA. Para a elaboração do corpus, realizamos entrevistas com professores de Inglês da rede pública de ensino desta localidade, nas quais os educadores enunciaram a respeito de suas práticas docentes e do papel do LD nestas. Em nossa análise, partimos de pressupostos teóricos oriundos dos estudos discursivos sobre a linguagem e o sentido (Orlandi, 2002). Assim, tomamos a linguagem não como elemento transparente, mas como instância comunicativa em que o sujeito imprime suas marcas, sendo também afetado pela língua que pensa “dominar”. Pela análise dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados, pode-se entrever o estabelecimento de hierarquias entre LD e professores. Estas hierarquias parecem se fundamentar em relações de poder assimétricas (Foucault, 1971) entre professor e LD, as quais se materializam nas práticas adotadas e nas concepções de língua e ensino que permeiam o imaginário do sujeito-professor. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526 |
CNPq: | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Estudo e ensino - Marabá (PA) Livros didáticos Professores de línguas |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Know how, know what.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons