Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/575
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Observação do processo de ensino-aprendizagem de física no Ensino Médio da Escola Irmã Carla Giussani
Autor(es): MIRANDA, Jairo Pereira
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Jorge Everaldo de
Data do documento: 2015
Citação: MIRANDA, Jairo Pereira. Observação do processo de ensino-aprendizagem de física no Ensino Médio da Escola Irmã Carla Giussani. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/575>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho fundamenta-se no processo de ensino-aprendizagem da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Carla Giussani, localizada na cidade de São Miguel do Guamá-PA, e como o livro didático é utilizado pelo professor. Buscou-se mostrar como funciona a aquisição e a distribuição, assim como a importância do livro didático e, principalmente, do professor na lida em sala de aula, onde o livro serve apenas de suporte e que não diminui a função do professor, auxiliando para uma educação de qualidade. Através de pesquisas bibliográficas, leitura dos documentos oficiais e de pesquisas de campo foram detectadas e constatadas as necessidades de trabalhar um currículo de base comum e que também privilegiassem as especificidades dos discentes e de suas localidades, e mais, que o livro didático mesmo que sirva apenas de auxílio, é de grande valia, caso contrário, não seria muito bem elaborado e rigorosamente avaliado pelos órgãos competentes. E mais, a deficiência encontrada na escola no que diz respeito a possuir e utilizar o livro e a falta de outros recursos materiais, pedagógicos e, até mesmo, questões de relações humanas.
Abstract: This work is based on the state school teaching-learning process of high school Sister Carla Giussani, located in the city of São Miguel do Guamá-PA, and as the textbook is used by the teacher. We attempted to show how the acquisition and distribution, as well as the importance of textbooks and especially teacher in dealing in the classroom, where the book is only for support and that does not diminish the teacher's role, helping to quality education one. Through bibliographical research, reading of official documents and field surveys were detected and verified the needs of working a common core curriculum and also privilegiassem the specificities of the students and their locations, and more, that the textbook though it serves only aid, is of great value, otherwise it would not be very well prepared and thoroughly evaluated by the competent bodies. Moreover, the deficiencies found in the school with regard to possess and use the book and the lack of other material resources, educational and even human relations issues.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/575
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Palavras-chave: Livro didático
Educação de qualidade
Processo de ensino-aprendizagem
Professores – Atitudes
Física (Ensino Médio) - Estudo e ensino
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAFIS - Faculdade de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Observação do processo de ensino.pdf555,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI