Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino de Física em alunos com autismo
metadata.dc.creator: AMÂNCIO, Wanderson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Glaura Caroena Azevedo de
Issue Date: 2017
Citation: AMÂNCIO, Wanderson da Silva. Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino de Física em alunos com autismo. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento desse trabalho teve como propósito a revisão e discussão de alguns conceitos relacionados à inclusão educacional de pessoas portadoras de alguma deficiência ou transtornos globais, como o caso do autismo. Foram estudadas algumas metodologias de práticas pedagógicas utilizadas previamente por outros profissionais que tratam desse caso e observamos também as novas possibilidades de auxílios no diagnóstico. Nesse estudo, propomos uma metodologia que auxiliem os professores a compreenderem melhor a funcionalidade dos alunos com autismo propondo uma ferramenta pedagógica de ensinar a disciplina de física do ensino médio para esse aluno autista juntamente com a inclusão do mesmo no ambiente escolar inserido
Abstract: The development of this work has the purpose of reviewing and discussing some concepts related to the educational inclusion of people with disabilities or global disorders, such as the case of autism. We have studied some pedagogical methodologies practices that have been previously used by other professionals who deal with this one and we also observed the new possibilities of aid in diagnosis. In this study we have proposed a methodology that will help teachers to understand better the functionality of students with autism by proposing a pedagogical tool for teaching high school physics subject for autistic student promoting and inserting the inclusion in this school environment.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Keywords: Física – Estudos e ensino
Educação inclusiva
Autismo
Educação especial
Inclusão escolar
Pratica de ensino
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FAFIS - Faculdade de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI