Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino de Física em alunos com autismo |
metadata.dc.creator: | AMÂNCIO, Wanderson da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | OLIVEIRA, Glaura Caroena Azevedo de |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | AMÂNCIO, Wanderson da Silva. Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino de Física em alunos com autismo. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O desenvolvimento desse trabalho teve como propósito a revisão e discussão de alguns conceitos relacionados à inclusão educacional de pessoas portadoras de alguma deficiência ou transtornos globais, como o caso do autismo. Foram estudadas algumas metodologias de práticas pedagógicas utilizadas previamente por outros profissionais que tratam desse caso e observamos também as novas possibilidades de auxílios no diagnóstico. Nesse estudo, propomos uma metodologia que auxiliem os professores a compreenderem melhor a funcionalidade dos alunos com autismo propondo uma ferramenta pedagógica de ensinar a disciplina de física do ensino médio para esse aluno autista juntamente com a inclusão do mesmo no ambiente escolar inserido |
Abstract: | The development of this work has the purpose of reviewing and discussing some concepts related to the educational inclusion of people with disabilities or global disorders, such as the case of autism. We have studied some pedagogical methodologies practices that have been previously used by other professionals who deal with this one and we also observed the new possibilities of aid in diagnosis. In this study we have proposed a methodology that will help teachers to understand better the functionality of students with autism by proposing a pedagogical tool for teaching high school physics subject for autistic student promoting and inserting the inclusion in this school environment. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Keywords: | Física – Estudos e ensino Educação inclusiva Autismo Educação especial Inclusão escolar Pratica de ensino |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAFIS - Faculdade de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License