Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino de Física em alunos com autismo
Autor(es): AMÂNCIO, Wanderson da Silva
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Glaura Caroena Azevedo de
Data do documento: 2017
Citação: AMÂNCIO, Wanderson da Silva. Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino de Física em alunos com autismo. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605>. Acesso em:
Resumo: O desenvolvimento desse trabalho teve como propósito a revisão e discussão de alguns conceitos relacionados à inclusão educacional de pessoas portadoras de alguma deficiência ou transtornos globais, como o caso do autismo. Foram estudadas algumas metodologias de práticas pedagógicas utilizadas previamente por outros profissionais que tratam desse caso e observamos também as novas possibilidades de auxílios no diagnóstico. Nesse estudo, propomos uma metodologia que auxiliem os professores a compreenderem melhor a funcionalidade dos alunos com autismo propondo uma ferramenta pedagógica de ensinar a disciplina de física do ensino médio para esse aluno autista juntamente com a inclusão do mesmo no ambiente escolar inserido
Abstract: The development of this work has the purpose of reviewing and discussing some concepts related to the educational inclusion of people with disabilities or global disorders, such as the case of autism. We have studied some pedagogical methodologies practices that have been previously used by other professionals who deal with this one and we also observed the new possibilities of aid in diagnosis. In this study we have proposed a methodology that will help teachers to understand better the functionality of students with autism by proposing a pedagogical tool for teaching high school physics subject for autistic student promoting and inserting the inclusion in this school environment.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/605
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Palavras-chave: Física – Estudos e ensino
Educação inclusiva
Autismo
Educação especial
Inclusão escolar
Pratica de ensino
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAFIS - Faculdade de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Estudo e desenvolvimento de uma ferramenta.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI