Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/665
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A festa como propaganda: o “espetáculo” da fax na cidade de Xinguara/PA (1998-2017) |
Autor(es): | SALES, Vanessa Nascimento Martins |
Primeiro Orientador: | BARROS, Lucilvana Ferreira |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SALES, Vanessa Nascimento Martins. A festa como propaganda: o “espetáculo” da fax na cidade de Xinguara/PA (1998-2017). 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os significados das festas, em especial na região do Sul do Pará e a cidade de Xinguara, cidade e região, que mantém o “boi” como o principal símbolo de cultura popular, e a construção e realização da festa FAX (Feira Agropecuária de Xinguara) pelo poder público municipal, bem como a análise das receptividades da festa por parte dos moradores locais. Compreende-se a festa FAX e a “Cavalgada”, como parte dos valores culturais da cidade de Xinguara e região Sul do Pará, espaços colonizados pela cultura do latifúndio e por conseguinte a valorização da cultura do boi. Assim, percebeu-se que a construção de uma festa que ao longo do tempo se tornou influente em uma cidade e região ao ponto de movimentar “camadas” subjacentes das estruturas econômicas, sociais e políticas das cidades vizinhas, caracterizando-se, portanto, como uma tradição inventada, difundida e legitimada pelas estruturas político-econômicas da cidade e região, assim, a partir da pesquisa realizada, questiona-se por que a necessidade de afirmação de tal cultura (da FAX, do latifúndio, do sertanejo, etc) como identidade dessa cidade e região, onde há outras formas de culturas tão presentes, quanto marcantes? |
Abstract: | The present work has the objective of analyzing the meanings of the parties in Brazil, especially in the southern region of Pará, and the city of Xinguara, which maintains the "ox" as the main symbol of popular culture, and the construction and Agropecuária de Xinguara) by the municipal public power, as well as the analysis of receptivity of the party by local residents. It is understood the FAX party and the "Cavalcade", as part of the cultural values of the city of Xinguara and southern region of Pará, space colonized by the culture of the latifundio and therefore the valorization of the ox culture. Thus, it was perceived that a party that begins so small and over time becomes influential in a city and region to the point of moving underlying "layers" of the economic, social and political structures of the neighboring cities, characterizing, therefore, , as a tradition invented, diffused and legitimized by the political-economic structures of the city and region, so, from the research carried out, it is questioned why the need to affirm that such culture (FAX, latifundio, sertanejo, etc. ) is the identity of this city and region, where there are other forms of cultures as present, as remarkable? |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/665 |
CNPq: | CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA |
Palavras-chave: | Festas Feira agropecuária - Xinguara (PA) História - Xinguara (PA) Festas na região sul do Pará |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A festa como propaganda.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons