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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/686
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Dignidade humana e emancipação: um relato de experiência referente à disciplina direitos humanos no cursinho popular Emancipa, em Marabá/PA |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Andrei Cesário de Lima SILVA, Manoel Ítalo Borges Moraes da DIAS, Daniella Maria dos Santos |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Andrei Cesário de Lima; SILVA, Manoel Ítalo Borges Moraes da; DIAS, Daniella Maria dos Santos. Dignidade humana e emancipação: um relato de experiência referente à disciplina direitos humanos no cursinho popular Emancipa, em Marabá/PA. Rev. Cienc. Educ., Americana, São Paulo, ano XIX, n. 37, p. 37-64, jan./jun. 2017. Disponível em: < https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/592/408 >. Acesso em: 04 jun. 2019. < https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/592 >. |
Resumo: | Este escrito tem por objetivo apresentar a experiência dos autores com relação ao ensino de direitos humanos aos alunos do cursinho popular Emancipa, em Marabá, no Estado do Pará. Especificamente, serão trabalhadas as contradições entre a teoria atual que justifica os direitos humanos e o viés emancipatório que se espera da educação popular. Ao final, buscar-se-á discutir se há lugar, entre os alunos do ensino médio, para uma abordagem crítica dos conceitos básicos da teoria dos direitos humanos, como a dignidade da pessoa humana, em uma perspectiva anticapitalista. O problema ganha relevo a partir do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um arbitrário pedagógico que exige, em sua prova de redação, uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, ou seja, que esteja alinhada a essa construção teórica que, em verdade, pretende inserir pessoas em um sistema econômico exploratório e ecologicamente insustentável. Palavras-chave: Educação popular. Direitos humanos. Dignidade da pessoa humana. |
Abstract: | This paper is to present the experience of the authors with regard to teaching human rights to students of the course of popular education Emancipa, in Marabá / PA. Specifically, it will be shown the contradictions between the current theory that justifies human rights and the emancipation bias expected of popular education. At the end, it will seek to discuss, whether there is place among high school students, for a critical approach to the basic concepts of the theory of human rights, the dignity of the human person, in an anti-capitalist perspective. The problem gets relief from the new ENEM (National High School Exam), pedagogical arbitrary that requires in its proof drafting a proposal for intervention that respects human rights, in other words, which is aligned to this theoretical construct that, in fact, intends to insert people in an exploratory economic system and ecologically unsustainable. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/686 |
ISSN: | 2317-6091 |
CNPq: | EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
Palavras-chave: | Educação popular Direitos humanos Dignidade da pessoa humana |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.19091/reced.v1i37.592 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Artigo de Periódico |
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