Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Franklyn Kenny dos Santos-
dc.date.accessioned2019-08-16T14:40:02Z-
dc.date.available2019-08-16T14:40:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAÚJO, Franklyn Kenny dos Santos. Multiletramento no ensino da língua inglesa com foco numa turma do ensino médio. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução, curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/169>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/806-
dc.description.abstractThis work aims to propose the use of multiliteracy through strategies of using an android application as a technological resource aimed at the teaching and learning of the English language through the study of music using smartphones of the students of high school students in the classroom. This resource is presented as an option that seeks to solve not only the limitation of didactic resources that has been found in several public schools, which has been the result of mechanized and repetitive classes, contributing to a negative perception of the teaching by the student, as also aims to provide a more enriching experience through the multiliteracy to be experienced, through audiovisual resources that allow greater sensorial perceptions by the student, as well as to seek to arouse the interest of the young high school through the English language through music, which is a mean of an expression so pleasing to the young man. Through this proposal, it aims to contribute significantly to the learning and fixation of the content, allowing to explore vocabulary, pronunciation, reading and writing. But to put all this into practice, the educator must devise strategies and devise a lesson plan that meets the educational goals so that the learning focus is not lost through the use of this technology. For all this, this work aims to guide the necessary care to maintain the educational objective and propose suggestions for the use of music in the classroom aiming at improving the quality of learning and seeking to arouse greater interest in students to study English language content. Based on bibliographical research, many authors were important to our study, as: Street (2014), Rojo (2009), Bonato (2019), Faria et al. (2019), Ferraz (2013), Guia; Paula (2019), Kawa (2019), Leite (2012), Silva (2019), Pereira (2016), Woyciechowski (2019) and Sousa (2012).pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuais – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMultiletramento no ensino da língua inglesa com foco numa turma do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LOYOLLA, Dirlenvalder do Nascimento-
dc.description.resumoEste trabalho visa propor o uso do multiletramento através de estratégias de uso de um aplicativo android como recurso tecnológico voltado para o ensino e aprendizagem da língua inglesa através do estudo de canções utilizando-se smartphones dos próprios estudantes do Ensino Médio em sala de aula. Tal recurso é apresentado como uma opção que procura solucionar não só a limitação de recursos didáticos que tem sido encontrada em diversas escolas públicas, o que tem sido resultado de aulas mecanizadas e repetitivas, contribuindo para uma percepção negativa do ensino por parte do estudante, como também visa proporcionar uma experiência mais enriquecedora através do multiletramento a ser vivenciado, através de recursos audiovisuais que possibilitam maiores percepções sensoriais pelo estudante, além de também buscar despertar o interesse do jovem do ensino médio pela língua inglesa através da música, que é um meio de expressão que tanto agrada ao jovem. Através dessa proposta, objetiva-se contribuir significativamente para o aprendizado e fixação do conteúdo, permitindo explorar vocabulário, pronúncia, leitura e escrita. Mas para colocar tudo isso em prática, o educador deverá elaborar estratégias e traçar um plano de aula que atenda aos objetivos educacionais para que o foco do aprendizado não seja perdido pelo uso desta tecnologia. Por tudo isso, esse trabalho objetiva orientar nos cuidados necessários para se manter o objetivo educacional e propor sugestões de uso da música em sala de aula objetivando melhoria na qualidade do aprendizado e buscando despertar maior interesse nos estudantes para o estudo de conteúdos da língua inglesa. Pautado em pesquisa bibliográfica, este trabalho conta com um suporte teórico formado por estudos de Street (2014), Rojo (2009), Bonato (2019), Faria et al. (2019), Ferraz (2013), Guia; Paula (2019), Kawa (2019), Leite (2012), Silva (2019), Pereira (2016), Woyciechowski (2019) e Sousa (2012).pt_BR
Aparece nas coleções:FALET - Faculdade de Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-MULTILETRAMENTO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI