Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Realidade do ensino de ciências da natureza na escola Darcy Ribeiro, bairro Pequiá Açailandia - MA |
Autor(es): | SILVA, Mikaellen Santos da |
Primeiro Orientador: | MORENO, Glaucia de Sousa |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, Mikaellen Santos da. Realidade do ensino de ciências da natureza na escola Darcy Ribeiro, bairro Pequiá Açailandia - MA. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840>. Acesso em: |
Resumo: | A presente pesquisa pretende analisar o Ensino de Ciências da Natureza praticado na escola Darcy Ribeiro, localizada no Bairro Pequiá em Açailândia- MA, uma localidade atingida pela mineração, com objetivo de verificar a importância de comunidades impactadas pela atividade de mineração relacionarem a sua realidade com os conteúdos do ensino de ciência da natureza abordados nas escolas, contribuindo na formação do pensamento crítico-reflexivo dos sujeitos. Esse estudo foi realizado pelo viés da pesquisa como princípio educativo que norteia a formação de educadores do campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, uma vez que este trabalho é constituído por pesquisas realizadas no decorrer do curso e foi desenvolvido a partir de análise bibliográfica e documental e entrevistas feitas com educandos e moradores do bairro, com mais ênfase durante a realização dos estágios docência, onde buscamos observar o que era praticado em sala pelo educador de ciências da natureza, partindo da premissa que a escola é um agente transformador dos sujeitos da localidade em que estão inseridos. Para nos ajudar no desenvolvimento desta pesquisa, temos como referencias: FREIRE (1987, 1996) , CARVALHO (2011), COELHO (2015), OLIVEIRA (2012), FREITAS e CALDART (2017), SILVA (2004), MORENO (2014) entre outros, para além disto utilizamos também produções realizadas no tempo espaço universidade. Com os resultados desta pesquisa podemos concluir que é possível trabalhar as práticas desenvolvidas pelos educandos em seu dia a dia em diálogo com os conteúdos curriculares obrigatoriamente impostos pela Secretaria de Educação do Município. Cabe ressaltar que o desenvolvimento desta pesquisa apontou a insatisfação da população do bairro Pequiá com o descaso acerca da educação oferecida no bairro, e que a escola ainda não contribui com a discussão sobre as problemáticas do local. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840 |
Palavras-chave: | Ciência – Estudo e ensino - Açailândia (MA) Currículos Aprendizagem Minérios Educação rural |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Realidade do ensino de Ciências da natureza.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons