Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Mikaellen Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T17:48:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T17:48:56Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mikaellen Santos da. Realidade do ensino de ciências da natureza na escola Darcy Ribeiro, bairro Pequiá Açailandia - MA. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ciência – Estudo e ensino - Açailândia (MA) | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Minérios | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Realidade do ensino de ciências da natureza na escola Darcy Ribeiro, bairro Pequiá Açailandia - MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MORENO, Glaucia de Sousa | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa pretende analisar o Ensino de Ciências da Natureza praticado na escola Darcy Ribeiro, localizada no Bairro Pequiá em Açailândia- MA, uma localidade atingida pela mineração, com objetivo de verificar a importância de comunidades impactadas pela atividade de mineração relacionarem a sua realidade com os conteúdos do ensino de ciência da natureza abordados nas escolas, contribuindo na formação do pensamento crítico-reflexivo dos sujeitos. Esse estudo foi realizado pelo viés da pesquisa como princípio educativo que norteia a formação de educadores do campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, uma vez que este trabalho é constituído por pesquisas realizadas no decorrer do curso e foi desenvolvido a partir de análise bibliográfica e documental e entrevistas feitas com educandos e moradores do bairro, com mais ênfase durante a realização dos estágios docência, onde buscamos observar o que era praticado em sala pelo educador de ciências da natureza, partindo da premissa que a escola é um agente transformador dos sujeitos da localidade em que estão inseridos. Para nos ajudar no desenvolvimento desta pesquisa, temos como referencias: FREIRE (1987, 1996) , CARVALHO (2011), COELHO (2015), OLIVEIRA (2012), FREITAS e CALDART (2017), SILVA (2004), MORENO (2014) entre outros, para além disto utilizamos também produções realizadas no tempo espaço universidade. Com os resultados desta pesquisa podemos concluir que é possível trabalhar as práticas desenvolvidas pelos educandos em seu dia a dia em diálogo com os conteúdos curriculares obrigatoriamente impostos pela Secretaria de Educação do Município. Cabe ressaltar que o desenvolvimento desta pesquisa apontou a insatisfação da população do bairro Pequiá com o descaso acerca da educação oferecida no bairro, e que a escola ainda não contribui com a discussão sobre as problemáticas do local. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Realidade do ensino de Ciências da natureza.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons