Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Realidade do ensino de ciências da natureza na escola Darcy Ribeiro, bairro Pequiá Açailandia - MA
Autor(es): SILVA, Mikaellen Santos da
Primeiro Orientador: MORENO, Glaucia de Sousa
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Mikaellen Santos da. Realidade do ensino de ciências da natureza na escola Darcy Ribeiro, bairro Pequiá Açailandia - MA. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840>. Acesso em:
Resumo: A presente pesquisa pretende analisar o Ensino de Ciências da Natureza praticado na escola Darcy Ribeiro, localizada no Bairro Pequiá em Açailândia- MA, uma localidade atingida pela mineração, com objetivo de verificar a importância de comunidades impactadas pela atividade de mineração relacionarem a sua realidade com os conteúdos do ensino de ciência da natureza abordados nas escolas, contribuindo na formação do pensamento crítico-reflexivo dos sujeitos. Esse estudo foi realizado pelo viés da pesquisa como princípio educativo que norteia a formação de educadores do campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, uma vez que este trabalho é constituído por pesquisas realizadas no decorrer do curso e foi desenvolvido a partir de análise bibliográfica e documental e entrevistas feitas com educandos e moradores do bairro, com mais ênfase durante a realização dos estágios docência, onde buscamos observar o que era praticado em sala pelo educador de ciências da natureza, partindo da premissa que a escola é um agente transformador dos sujeitos da localidade em que estão inseridos. Para nos ajudar no desenvolvimento desta pesquisa, temos como referencias: FREIRE (1987, 1996) , CARVALHO (2011), COELHO (2015), OLIVEIRA (2012), FREITAS e CALDART (2017), SILVA (2004), MORENO (2014) entre outros, para além disto utilizamos também produções realizadas no tempo espaço universidade. Com os resultados desta pesquisa podemos concluir que é possível trabalhar as práticas desenvolvidas pelos educandos em seu dia a dia em diálogo com os conteúdos curriculares obrigatoriamente impostos pela Secretaria de Educação do Município. Cabe ressaltar que o desenvolvimento desta pesquisa apontou a insatisfação da população do bairro Pequiá com o descaso acerca da educação oferecida no bairro, e que a escola ainda não contribui com a discussão sobre as problemáticas do local.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/840
Palavras-chave: Ciência – Estudo e ensino - Açailândia (MA)
Currículos
Aprendizagem
Minérios
Educação rural
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Realidade do ensino de Ciências da natureza.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI